Como aproveitar minha mini varanda? Arquiteto dá dicas de móveis e aponta principais erros

Profissional comentou quais móveis mais combinam com esses espaços, explicou a partir de qual tamanho o espaço passa a ser funcional e apontou principais erros na hora de escolher a mobília

Mini varandas ficam aconchegantes com móveis simples e plantas

Algumas pessoas têm pequenas varandas em casa e acabam deixando o espaço de lado por causa do tamanho, acreditando que não é possível deixar o espaço útil, aconchegante e bonito. A boa notícia é que deixar o ambiente convidativo é mais simples do que parece.

Obviamente, não será possível incluir uma grande mesa de jantar, por exemplo. Apesar disso, uma cadeira, uma pequena mesa de centro e plantas que fazem sombra no ambiente já deixam a varanda bem mais convidativa e aconchegante, apesar do tamanho.

Leia também

Dicas de um profissional

O arquiteto Jaime Salvá respondeu perguntas como “qual o tamanho ideal para uma varanda minimamente utilizável?”, além de dar dicas valiosas. Em entrevista ao El Mueble, o profissional adiantou que se o espaço tiver pelo menos um metro quadrado, já pode ser considerado funcional.

“Com essa medida, você pode, por exemplo, sentar em uma cadeira leve voltada para fora e colocar uma pequena bandeja ou mesa lateral sobre ela. Se conseguirmos atingir 1,20 ou 1,30 metro, isso abre uma possibilidade real de compartilhar esse espaço, mesmo que brevemente, com duas pessoas”, afirma o profissional.

Quais móveis devo colocar na minha varanda?

Jaime Salvá também deu dicas de móveis que são “coringas” em ambientes com pouco espaço. “Gosto de pensar que um único gesto bem escolhido, uma cadeira interessante, uma planta que dê sombra ou uma peça texturizada, pode transformar uma varanda minimalista em um canto com alma. Eu evitaria conjuntos de móveis muito pesados. Em vez disso, recomendo materiais nobres, elementos dobráveis ou empilháveis e, acima de tudo, peças que convidem ao relaxamento sem ocupar todo o espaço”, orienta.

O principal erro na hora de organizar a varanda

Um erro amplamente cometido está justamente na escolha dos móveis para compor o ambiente. Assim como em outros espaços pequenos, escolher peças que não cabem pode reduzir ainda mais a funcionalidade do cômodo. “Um dos (erros) mais comuns é tentar fazer tudo: colocar uma mesa, um banco, vasos de flores, luzes. Reduzindo a funcionalidade”.

Além disso, no caso das varandas, a privacidade e a vista também são aspectos muito importantes que não podem ser deixados de lado. "às vezes, também acontece de a privacidade ou as vistas reais não serem levadas em conta, acabando por olhar para uma parede ou para o ar condicionado do vizinho”, comenta.

Para solucionar o problema da privacidade, vasos grandes de plantas podem ser uma boa opção. A solução também acaba ajudando a refrigerar o ambiente e deixa o local ainda mais bonito e convidativo.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.

Ouvindo...