Quando se trata de vegetais crucíferos, frequentemente falamos de brócolis, couve-flor e repolho. Eles são uma fonte poderosa de nutrientes e ajudam a fortalecer o sistema imunológico, promover a saúde digestiva e reduzir a inflamação.
O consumo de vegetais crucíferos pelo menos uma vez por semana está associado à redução do risco de câncer colorretal, especialmente em mulheres. Além disso, eles contêm compostos anti-inflamatórios e antioxidantes que ajudam a reduzir a pressão arterial e a melhorar os perfis de colesterol, reduzindo o colesterol LDL (ruim) e aumentando o colesterol HDL (bom).
Benefícios do brócolis
O brócolis é rico em vitamina C, conhecida por suas propriedades de fortalecimento imunológico, e vitamina K. Além disso, é rico em fibras, que ajudam a promover a saúde digestiva. De acordo com um estudo publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina (National Library of Medicine) , o brócolis também contribui para a saúde cardiovascular.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma xícara de brócolis contém de 3% a 3,5% da necessidade diária de cálcio de uma pessoa, 45–54% da necessidade diária de vitamina C e 64–86% da necessidade diária de vitamina K. Também é rico em um antioxidante chamado sulforafano, que contribui para reduzir a inflamação e combater o estresse oxidativo.
Benefícios da couve-flor
A couve-flor é uma boa fonte de vitamina C, que contribui para a função imunológica, e de vitamina K, essencial para a coagulação sanguínea e a saúde óssea. De acordo com um estudo publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina (National Library of Medicine), o composto bioativo sulforafano da couve-flor inibe o desenvolvimento do câncer de mama.
Ela também é baixa em calorias e comprovadamente rica em fibras, o que contribui para a saúde digestiva. De acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), a couve-flor contém colina, um composto que desempenha um papel no sono, na memória, no aprendizado e no movimento muscular.
Ela também fornece quantidades menores de outros nutrientes essenciais, incluindo vitaminas do complexo B, fósforo, manganês, magnésio e potássio. Ela também contém um composto chamado glucosinolatos, com potenciais propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Esses compostos podem oferecer benefícios à saúde, incluindo o apoio à saúde cardíaca e a redução do risco de certos tipos de câncer.
Qual é mais saudável?
Embora ambos sejam repletos de benefícios, a questão de qual é mais saudável depende das necessidades alimentares de cada indivíduo. Se você busca vitaminas e fibras, o brócolis é uma escolha saudável, e se você segue uma dieta baixa em carboidratos e com restrição calórica, a couve-flor pode ser mais adequada.