Até quando vale o RG antigo? Veja prazo para tirar a Nova Carteira de Identidade

Principal mudança do documento é a substituição do antigo número do RG pelo número do CPF, que passa a ser o identificador único nacional

Troca para a nova CIN pode ser feita a qualquer momento nos Institutos de Identificação estaduais

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem padrão nacional e número único para todas as unidades da federação. A principal mudança é a substituição do antigo número do RG pelo número do CPF, que passa a ser o identificador único nacional.

Quando trocar?

A troca para a nova CIN pode ser feita a qualquer momento nos Institutos de Identificação estaduais.

O antigo documento de identidade pode ser utilizado até 2032, conforme o definido no Decreto nº 10.977/2022. No entanto, o cidadão pode solicitar a nova CIN a qualquer tempo.

Para obter a CIN:

A emissão do documento pode ser agendada nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Para isso, é necessário levar as certidões de nascimento/casamento para a emissão da CIN. Abaixo, segue uma lista de links para agendamento da CIN:

Formato

A CIN é emitida tanto em formato físico (em papel ou cartão de policarbonato) quanto na versão digital, disponível no aplicativo gov.br.

A primeira via impressa em papel é gratuita, conforme a Lei nº 7.116/1983. O modelo em cartão (policarbonato) tem custo definido individualmente pelos estados.

  • QR Code: permite a verificação rápida da autenticidade do documento e a checagem imediata da situação (se está válido, bloqueado ou furtado).
  • MRZ (Zona Legível por Máquina): semelhante à usada em passaportes, este recurso possibilita o uso da CIN como documento de viagem em países que possuem acordo com o Brasil.
  • Viagens internacionais: a CIN é válida para viagens dentro do bloco do Mercosul, embora não substitua o passaporte para destinos fora do bloco.
Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...