Falar sozinho em voz alta pode ser um sinal de sucesso e inteligência, dizem especialistas
Todas as pessoas conversam consigo mesmas mentalmente, mas algumas chamam a atenção por serem capazes de falar consigo mesmas em voz alta. Um especialista em psicologia explica que esse é um comportamento comum em pessoas bem-sucedidas e que, além disso, ajuda a melhorar a memória e a concentração.
Gary Lupyan, professor associado de psicologia na Universidade de Wisconsin, compartilhou com a BBC que falar sozinho não é um comportamento irracional. Diversos estudos descobriram que isso ajuda a memória.
Para chegar a essa conclusão, um dos estudos mais conhecidos colocou diversos participantes diante de uma tela, observando diferentes objetos. Aqueles que diziam o nome dos itens em voz alta conseguiam localizá-los mais rapidamente depois.
“Embora todos saibamos como é uma banana, dizer a palavra em voz alta ajuda o cérebro a ativar informações adicionais sobre aquele item, incluindo sua aparência. É claro que vamos encontrar a banana de qualquer maneira, mas faremos isso mais rápido se a mencionarmos”, explicou Lupyan.
Boa alternativa
Além de ser uma boa alternativa para ativar o cérebro, a psicoterapeuta Anne Wilson afirmou ao veículo que recomendava a seus pacientes que falassem sozinhos, pois isso os ajudava a se sentir melhor: “Todos nós precisamos conversar com alguém interessante, inteligente, que nos conheça bem e esteja do nosso lado. Essa pessoa somos nós mesmos”.
Um truque para que isso funcione é falar na terceira pessoa, o que, segundo um estudo publicado na revista Harvard Business Review, proporciona melhores níveis de tranquilidade e confiança.
Falar sozinho permitirá que você se concentre e seja mais eficaz
Você já sabe que, de acordo com diversas pesquisas, falar sozinho pode melhorar sua memória e confiança, mas um benefício adicional desse comportamento é que ele pode ajudá-lo a focar em uma única tarefa.
Uma pesquisa das universidades Wisconsin-Madison e Pensilvânia, citada pela BBC, concluiu que ouvir uma palavra em voz alta pode melhorar a capacidade de tornar visível um objeto que até então não era.
Na pesquisa, notou-se que quando as pessoas estavam procurando um objeto e o nomeavam, o encontravam mais rapidamente.
O comportamento tem sido estudado em crianças que falam consigo mesmas em voz alta para se autodirigir e realizar certas tarefas. Por exemplo, elas mencionam cada passo que dão ao se vestir ou amarrar os cadarços.
A conclusão dos especialistas é que a linguagem não é apenas uma ferramenta de comunicação, mas também pode melhorar outros processos cognitivos e auxiliar na concentração.
Você costuma falar sozinho em voz alta? Se sim, percebe algum desses benefícios em seu dia a dia?