Pode ser que seus filmes de ficção científica nunca tenham sido grandes sucessos de bilheteria, mas eles conseguiram se tornar clássicos do gênero, fazendo dele uma das maiores lendas do gênero, na mesma altura de Arnold Schwarzenegger (O Exterminador do Futuro, Predador ou Vingador do Futuro)!
E é difícil esquecer Kurt Russell naquele final ambíguo de A Coisa de John Carpenter, aquele mítico Snake Plissken com um tapa-olho de 1997: Fuga de Nova York, ou aquela vez que o vimos cruzar o portal para as estrelas em Stargate. Mas qual foi seu primeiro papel? Ou seja, qual foi o primeiro personagem de ficção científica que ele interpretou?
Se nos restringirmos ao plano cinematográfico, a resposta nos leva a Te Vejo e Não Te Vejo (Now You See Him, Now You Don’t no original), uma curiosa comédia da Disney lançada em 1972, onde ele interpretava um estudante universitário que descobre por acidente o segredo da invisibilidade e precisa evitar que caia em mãos erradas. Mas se abrirmos nossa resposta para séries de televisão, temos que voltar até 1966, até um episódio de Perdidos no Espaço (Lost in Space).
Caso você não conheça este programa, ou algumas de suas adaptações mais modernas, Perdidos no Espaço narrava as viagens da família Robinson, que, a caminho de um planeta distante na órbita de Alfa Centauri, se perde nas profundezas do espaço, enfrentando diversos perigos e tentando sobreviver em mundos estranhos enquanto buscam uma maneira de retornar à Terra ou completar sua missão original.
Em suma, uma história de aventuras, ficção científica e sobrevivência muito própria daqueles anos, que conquistou o carinho da audiência durante várias temporadas e criou uma lembrança que perdurou por 60 anos.
Kurt Russell é Quano, um menino muito mal-educado
Ao todo, tivemos 83 episódios de Perdidos no Espaço (Lost in Space) ao longo de três anos, suficientes para que desfrutássemos de um jovem Kurt Russell em uma dessas histórias.
Concretamente, o tivemos em The Challenge (O Desafio) interpretando Quano, um adolescente alienígena ansioso para demonstrar seu valor para poder suceder seu pai como governante. Ele fará isso desafiando Will Robinson para uma competição de força, habilidade e coragem. Felizmente, a coisa não foi mais longe e a história simplesmente nos ensinou a importância de uma boa educação.
E Quano não se destacava precisamente por ser um tipo amável, mas sim por ser um jovem arrogante e antipático, “um pirralho fanfarrão” sem problemas em tratar de forma muito pouco cortês os membros da família Robinson. The Challenge, assim como o resto de Perdidos no Espaço, não pode ser visto atualmente em plataformas, mas se você estiver muito interessado em conhecer a estreia de Russell na ficção científica, com algumas buscas encontrará facilmente o episódio.
Outros sucessos
Claro, a carreira de Russell não começou aí e, desde muito jovem, o vimos aparecer em diferentes séries e filmes, até se tornar, nos anos 80, um dos atores mais queridos pela audiência, especialmente pelos fãs de westerns e dessas histórias de ficção científica. E, além dos filmes mencionados, o tivemos em Guardiões da Galáxia Vol. 2, Soldado, ou mais recentemente em Monarch: Legado de Monstros, uma série de televisão.
Perdidos no Espaço teve um filme não muito querido em 1998, e há alguns anos deu o salto para a Netflix com uma série que, desta vez sim, agradou mais ao público e conseguiu lançar três temporadas. Quem sabe um dia falamos sobre ela.