Talvez você já tenha notado a existência dele, mas ou não deu importância ou desconhece sua funcionalidade. Uma ferramenta existente em quase todos os dispositivos móveis atuais e que pode te ajudar tanto para fazer pagamentos através do seu celular quanto para vincular este mesmo a outros dispositivos inteligentes.
Estamos falando do símbolo “N”. Chamado Near Field Communication (NFC), ou traduzido para o português como Comunicação de Campo Próximo, ativar este pequeno ícone no seu smartphone, de forma geral, permite a transferência de informação. Mas será que ele precisa estar sempre ativo? Nós te explicamos.
Como tal, não existe uma regra específica que te diga quando não e quando sim ativar o NFC no seu celular. Além disso, ele também não influencia no uso direto da sua bateria, em outras palavras, ela não vai descarregar mais rápido do que o normal. Também não existe o risco de interferência no sinal já que, como o próprio nome indica, ele é usado a distâncias curtas.
Como ativar a função no Android
Aqui, a função está ativa de maneira predeterminada. Caso você a ligue ou desligue manualmente, o símbolo nem sempre será visível, por exemplo, nos Pixel do Google ou nos Nothing Phone. Para a linha Galaxy da Samsung, ele aparece no momento de abrir a configuração de funções rápidas.
Como ativar a função na Apple
Para o caso dos iPhones, esta tecnologia vem integrada por padrão. Isso sim, neste caso você não poderá identificá-la com algum símbolo já que ela sempre estará ativa no telefone. Diferentemente de outras marcas, a Apple não tem a opção de desativar o NFC de maneira manual. Além disso, aplicativos como o Atalhos permitem automações com o uso de NFC.
Uso diário da função
Muito bonito e tudo mais, mas quando e como eu posso usar o NFC? Para exemplos rápidos, no contexto da Cidade do México, ele pode ser utilizado para acessar as redes de transporte público Metrô e Metrobús. Ao redor da República também existe a possibilidade de pagar no OXXO. Simplesmente aproxime seu celular da maquininha e a cobrança será feita.
Etiquetas NFC
Como informação adicional, algumas maquininhas de cartão de restaurantes aceitam o pagamento com celular. No entanto, também existem as etiquetas NFC que, basicamente, são adesivos que têm um chip dentro. Com este pequeno dispositivo você pode gerar acessos diretos às suas redes sociais através de um URL ou se conectar a uma rede Wi-Fi, por exemplo.
Como você pode observar, assim de simples se pode “tirar proveito” desta ferramenta. Embora possa ser uma alternativa rápida e segura para conexão, também não custa avisar para moderar seu uso caso você se encontre em lugares que não te deem boa impressão.