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Conheça soluções para bloquear ligações de telemarketing abusivas

Chamadas indesejadas podem causar muitos transtornos; saiba como evitar esse tipo de perturbação

Chamadas de telemarketing abusivo atrapalham o dia a dia dos brasileiros

As ligações de telemarketing se tornaram uma das principais fontes de incômodo no dia a dia dos brasileiros. Interrupções em reuniões, momentos de descanso e até durante a madrugada têm comprometido a qualidade de vida. De acordo com a Anatel, o brasileiro médio chega a receber cerca de 15 chamadas indesejadas por semana, o que pode resultar em mais de 700 por ano.

A boa notícia é que o consumidor, hoje, conta com uma série de recursos para se proteger. Desde plataformas oficiais até configurações no próprio celular, há formas eficazes de filtrar ou até eliminar completamente esse tipo de contato. Com a combinação certa de cadastros oficiais, configurações no próprio aparelho e aplicativos especializados, é possível reduzir drasticamente ou até eliminar completamente esse tipo de perturbação.

Ferramentas oficiais que evitam o telemarketing abusivo

O principal recurso é o cadastro gratuito na plataforma Não Me Perturbe, que bloqueia chamadas de empresas de telecomunicações. Após a inscrição, as empresas têm até 30 dias para cessar os contatos, sob pena de multa. Desde 2023, o serviço também cobre mensagens promocionais por SMS.

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Outro aliado é o prefixo ‘0303', obrigatório para empresas de telemarketing ativo. Ele permite ao consumidor reconhecer e ignorar chamadas comerciais. As operadoras, por sua vez, devem permitir o bloqueio prévio dessas ligações mediante solicitação do cliente.

Além disso, é possível registrar o número nos cadastros estaduais dos Procons e solicitar à operadora o bloqueio de números reincidentes.

Apps e recursos de sistema para bloqueio de ligações

Aplicativos disponíveis nas lojas oficiais (Play Store, no Android; e App Store, no iOS) usam bancos de dados colaborativos para identificar e bloquear automaticamente chamadas suspeitas, inclusive aquelas com números que mudam constantemente - prática conhecida como ‘ping call’.

Nos próprios smartphones, já há soluções embutidas. No iPhone, a função ‘Silenciar Chamadas Desconhecidas’ envia diretamente à caixa postal números que não estão na agenda. Já no Android, a opção ‘Filtro de Spam’ age de forma semelhante.

Para evitar interrupções em horários críticos, a função ‘Não Perturbe’ permite configurar períodos em que apenas contatos autorizados conseguem tocar o telefone.

Direitos do consumidor

A legislação brasileira é clara: práticas intrusivas de telemarketing ferem direitos básicos, como privacidade e sossego. Se uma empresa continua ligando mesmo após o consumidor pedir para ter seus dados removidos, isso pode configurar ‘assédio de consumo’, sujeito a indenização.

A Anatel também considera abusivas as ligações que duram menos de 3 segundos ou nas quais não há atendente. Essas práticas podem render multas de até R$ 50 milhões.

Caso o bloqueio não funcione, é possível registrar reclamações na própria Anatel, pelo site www.gov.br/anatel, pelo telefone 1331 ou nos Procons. Em situações mais graves, podem ser movidas ações judiciais por ‘danos morais’.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.