Ouvindo...

Anatel vai identificar autores de ligações para combater golpes

A adesão à iniciativa será voluntária para as empresas de telecomunicação. As seis principais operadoras brasileiras já planejam adotar a ferramenta

A sede da Anatel, em Brasília

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou que lançará em breve um sistema de comunicação entre operadoras que vai permitir identificar o autor de uma ligação, mesmo que o número não esteja salvo no dispositivo.

A nova tecnologia, chamada “origem verificada”, tem como objetivo combater fraudes realizadas por falsos serviços de central telefônica. A adesão à iniciativa será voluntária para as empresas de telecomunicação. As seis principais operadoras — Vivo, Claro, Tim, Oi, Algar Telecom e Sercomtel — já planejam adotar a ferramenta após seu lançamento, de acordo com a Folha de S.Paulo.

Leia também

Segundo a Conexis, a solução foi desenvolvida pelas próprias operadoras com o apoio da Anatel. Com a autenticação, o usuário verá na tela do celular o nome da empresa que está ligando e o motivo da chamada.

No entanto, a funcionalidade ainda dependerá do aparelho do cliente. A autenticação só estará disponível para celulares que utilizem redes 4G ou 5G. Alguns dispositivos poderão precisar de uma atualização do sistema operacional.

“Os smartphones que não suportarem a autenticação de chamadas ainda receberão as ligações, mas sem a identificação do autor”, afirma a Conexis.

A Anatel estima que 500 empresas de telemarketing são responsáveis por 80% do tráfego de chamadas. A Conexis informa que os interessados deverão procurar as próprias operadoras para ativarem o serviço de “origem verificada”.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.