A Prefeitura de Varginha anunciou medidas rigorosas em resposta
O agente responsável pelos disparos foi afastado de suas funções e permanece detido. Além da investigação criminal conduzida pela Polícia Civil, a Corregedoria da Guarda Municipal instaurou um Processo Administrativo Disciplinar. Segundo a prefeitura, o procedimento será conduzido com rigor e pode culminar na demissão do servidor.
Confira a nota:
“Após ser informada pela Guarda Civil Municipal sobre a ocorrência registrada no dia de ontem (domingo - 21/12), em que, após uma tentativa de abordagem a motociclistas que faziam manobras ilegais em via pública, houve disparo de arma de fogo por um dos agentes, ferindo dois envolvidos e, lamentavelmente, levando a óbito outro deles, a Prefeitura de Varginha vem a público dizer que todas as medidas administrativas e disciplinares já foram tomadas, estando o agente responsável pelos disparos detido na guarnição e com a arma de fogo utilizada já recolhida e entregue à Polícia Civil para compor a investigação criminal em andamento.
Da mesma forma, a Prefeitura constatou que a Guarda Municipal, através de sua Corregedoria, já instaurou o competente Processo Administrativo disciplinar, o qual, ao seu final, poderá culminar na demissão do agente dos quadros da GCM. Importante registrar que a investigação criminal compete à Polícia Civil e, após a conclusão, se houver o indiciamento do(s) envolvido(s), caberá ao Ministério Público oferecer a denúncia ao Judiciário e, a este, julgar o(s) envolvido(s), aplicando as penas previstas na legislação.
A Prefeitura, através de seus órgãos competentes (Gabinete do Prefeito, Procuradoria-Geral e Corregedoria), acompanharão toda a tramitação do Processo Administrativo Disciplinar, assegurando à população varginhense que o mesmo será conduzido com absoluto rigor e imparcialidade e que, se demonstrada a responsabilidade do agente, haverá punição exemplar.
Também, é de dizer que a Prefeitura determinou à Guarda Municipal a revisão completa de seus procedimentos operacionais a fim de evitar que situação semelhante, no futuro, venha novamente a acontecer.
Por fim, e mais importante, a Prefeitura Municipal se solidariza com os familiares e amigos do jovem morto, lamentando profundamente o ocorrido e, mais uma vez, comprometendo-se a apurar com rigor e punir qualquer eventual ilegalidade que tenha sido praticada.”
Além do acompanhamento direto pelo Gabinete do Prefeito e pela Procuradoria-Geral, o município determinou uma revisão imediata nos métodos de abordagem da GCM. O objetivo é reforçar a segurança operacional e evitar novos incidentes em via pública. A administração reiterou que aguarda a conclusão do inquérito policial e a atuação do Ministério Público para os desdobramentos judiciais cabíveis.