Nova usina solar começar a operar em órgão público de Varginha

UPA terá 20% de sua necessidade de energia suprida

Os módulos solares foram instalados no telhado da UPA

Já está em operação mais uma usina solar que integra o Parque Gerador de Energia da Prefeitura de Varginha. O novo sistema, instalado na UPA, foi doado pela Cemig, tem geração estimada de 5.400 kwh de energia por mês, suficiente para suprir cerca de 20% do consumo de energia da UPA, garantindo economia de aproximadamente R$ 70 mil por ano aos cofres públicos.

Foram instalados 72 módulos de energia, numa área de 245m², no telhado da UPA. O restante da necessidade de energia, não suprido pela usina, já é compensado através do SCEE (Sistema de Compensação de Energia Elétrica), utilizando energia gerada pelas outras usinas instaladas em prédios públicos de Varginha.

Com essa nova unidade, a Prefeitura de Varginha passa a contar com 38 usinas fotovoltaicas em funcionamento. Outras 6 usinas estão em fase final de implantação e devem iniciar suas operações nos próximos meses, totalizando 44 unidades geradoras, que garantem matriz energética sustentável, mais barata e moderna.

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .

Ouvindo...