Ação contra descaminho e contrabando apreende mercadorias em Alfenas e Nova Resende. A Operação Atacado Central, da Receita Federal em parceria com a Polícia Militar, aconteceu nesta sexta-feira (24). A ação, que é rotineira na região metropolitana, agora se estende para o interior do estado.
Em Nova Resende, as investigações apontaram que um comércio estava importando eletrônicos de forma irregular e vendendo-os para todo o país, por meio de plataformas de comércio eletrônico e redes sociais. Foram apreendidos 84 volumes em transportadoras relacionados ao estabelecimento.
Em Alfenas, o comércio investigado atua no ramo de vestuário e calçados, vendendo mercadorias pirateadas como se fossem “primeira linha”, enganando os consumidores.
A operação resultou na retenção de mercadorias cujo valor total estimado é de R$ 650 mil. Entre os itens apreendidos estão receptores de sinal de TV, smartphones, roteadores e outros aparelhos eletrônicos, além de vestuário e calçados.
Os comerciantes têm prazo para comprovar a regularidade das aquisições. Caso não apresentem a documentação, será decretado o perdimento dos produtos ao final do procedimento fiscal.