Férias com animais de estimação: dicas para viajar com segurança

Saiba como garantir o conforto dos seus animais de estimação durante as viagens de férias, com orientações sobre vacinação, alimentação e cuidados com a pele.

Tutores devem ficar atentos para garantir uma viagem segura com cães e gatos.

O período de férias escolares é o momento que muitas famílias escolhem para viajar. Muita gente costuma levar os animais de estimação para essas aventuras de carro, mas é preciso ter muita atenção para garantir um trajeto confortável. A veterinária Stella Davanzo disse à Rádio Itatiaia que é importante que o animal esteja com a vacinação em dia e que se deve evitar oferecer alimentos antes de embarcar. Cães e gatos que ficam enjoados mais facilmente podem precisar de medicação prescrita por um profissional.

Leia também

“Se o animalzinho for te acompanhar em todos os lugares, seja praia, campo ou às vezes passear pela cidade, sempre prestar atenção nas seguintes questões: as vacinas têm que estar em dia para a gente não correr risco, como provavelmente vai ter contato com outros animais e outros ambientes. Então, segurança em primeiro lugar. Outra coisa também que a gente tem que pensar: vermifugação, remédio para carrapato, coleiras repelentes, principalmente se for para áreas que têm águas, beira-rio, cachoeira, praia, para a gente evitar que o nosso animalzinho se infecte com qualquer outra doença. Então, sempre consultar o médico veterinário sobre essas questões preventivas também”, explicou.

Aqueles animais que gostam de nadar precisam de atenção redobrada para evitar problemas de pele. “Se for um animalzinho que vá para a praia, que vá ter contato com areia, água salgada, sempre lembrar de enxaguar esse animal antes de ir para casa e secar bem ele, para ele não ter casos de dermatite, problemas de pele ou coceira no geral”, orientou a especialista

Ouvindo...