Produtores do Sul de Minas se destacaram em um concurso de soja e milho. O evento, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), aconteceu em Alfenas e contou com o apoio da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coocamig).
A terceira edição do Concurso de Produtividade e Sustentabilidade de Milho e Soja do Sul de Minas, safra 2024/2025, registrou os melhores desempenhos desde a criação do prêmio, segundo a Emater.
Na categoria milho sequeiro, a produtividade campeã foi alcançada pelo produtor Alexandre Avelar, da Fazenda Vargem Grande, em Três Corações, com 256 sacas por hectare. O resultado supera o dobro da produtividade média do milho no Brasil, que, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é de 98,9 sacas por hectare na safra 2024/2025.
Já na soja, o maior rendimento foi obtido por José Marcos Paes, da Fazenda Chamonix, em Machado, que alcançou 116,8 sacas por hectare. Esse valor é também bem superior à média nacional da cultura, que é de 59,3 sacas por hectare.
De acordo com a Emater, 25 municípios do Sul de Minas participaram do concurso, que contou com mais de 80 produtores inscritos. A produtividade das propriedades concorrentes foi aferida por amostragem, com a colheita feita em uma parcela representativa da área de cada fazenda, de forma aleatória.
A colheita da soja na região foi realizada entre fevereiro e março, e a do milho entre abril e maio.
Vencedores do Concurso de Produtividade – Safra 2024/2025
Categoria Milho:
- 1º lugar – Fazenda Vargem Grande – Alexandre Avelar – Três Corações: 256 sacas/ha
- 2º lugar – Fazenda Nossa Senhora de Fátima – Nelson Francisco – Três Corações: 236,3 sacas/ha
- 3º lugar – Fazenda Santa Cruz – Josiane Morais da Silva – Paraguaçu: 222,3 sacas/ha
Categoria Soja:
- 1º lugar – Fazenda Chamonix – José Marcos Paes – Machado: 116,8 sacas/ha
- 2º lugar – Fazenda Palmeira – Marcelo Ribeiro – Alfenas: 106,2 sacas/ha
- 3º lugar – Fazenda do Centro – Ângelo Munhoz – Campestre: 103,3 sacas/ha