Ouvindo...

Cidades do Sul de Minas apostam em atrativos variados para atrair turistas

Mês das férias deve favorecer o segmento na região.

Programação do Festival de Inverno de Poços de Caldas tem início nesta sexta-feira (11), no Parque José Affonso Junqueira.

O turismo deve impactar positivamente hotéis e pousadas do Sul de Minas. Neste mês de férias, são esperados cerca de quatro milhões de visitantes em todo o estado, segundo a Secult-MG. Cada um dos três maiores municípios da região aposta em um atrativo diferente para fomentar o setor.

Em Pouso Alegre, tem programação especial neste fim de semana para celebrar o Dia Mundial do Rock, comemorado neste domingo (13). A Rádio Itatiaia Sul de Minas conversou com Rolando Brandão, vice-presidente da Abrasel Sul de Minas, que destacou a importância do evento para o comércio local e para os municípios vizinhos. Ele afirmou ainda que o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas José, tem incentivado cada município a buscar sua própria identidade para impulsionar o setor.

“Pouso Alegre já faz um movimento e faz um grande evento, o Rock P.A. A gente atrai várias pessoas da região. Enfim, vários municípios aproveitando e se movimentando, ele (Leônidas José) alertou aos municípios a importância de cada um buscar a sua identidade, buscar o seu movimento, para também fazer parte desse movimento que nós estamos tendo”, afirmou.

Poços de Caldas dá início ao Festival de Inverno nesta sexta-feira (11). Gina Carneiro, conselheira da Abrasel na cidade, explica que o turismo é um dos principais pilares econômicos do município e que a renovação dos atrativos locais tem favorecido o crescimento do setor. “O turismo da cidade tem crescido muito. Inicialmente, pela concessão dos pontos turísticos da cidade, que foram revitalizados e estão muito atrativos. Além disso, a gente tem um clima aqui muito gostoso, friozinho de inverno. A gente tem uma gastronomia que tem fomentado também esse turismo. Então nós temos uma expectativa de pelo menos 10% a mais de público em relação ao ano passado, nós estamos muito otimistas”.

Já em Varginha, o município aposta no turismo ufológico, com pontos turísticos que recriam o famoso caso ocorrido em 1996. O presidente da Abrasel no Sul de Minas, André Yuki, acredita que a região deve ter o setor aquecido neste mês, especialmente nos destinos típicos de inverno.

“O Sul de Minas não vai ser diferente. A procura e a demanda na rede hoteleira e tanto para o setor de gastronomia está sendo alta. A procura por lugares mais aconchegantes, para aproveitar o inverno, o friozinho, então algumas cidades se destacam também, Monte Verde, Gonçalves, o Circuito das Águas, Poços de Caldas e as cidades circunvizinhas ao Lago de Furnas. Então, a atração de turistas está sendo bem alta e vai ser muito positiva para o setor”.