Cemig alerta para riscos elétricos domésticos após alta de acidentes

Levantamento indica crescimento de 7,5% em ocorrências elétricas no país; em Minas Gerais, choque elétrico causou 17 mortes no primeiro semestre de 2025.

Outro hábito perigoso é o uso de aparelhos celulares e tablets conectados à tomada, o que pode causar choques e incêndios se o carregamento ocorrer sobre camas ou sofás.

A Cemig emitiu um alerta sobre cinco riscos elétricos comuns que, embora pareçam inofensivos, são as principais causas de acidentes domésticos. O aviso baseia-se em dados da Abracopel, que registrou 1.168 acidentes de origem elétrica no Brasil no primeiro semestre de 2025. Em Minas Gerais, o estudo apontou 110 ocorrências e 17 mortes no mesmo período.

Um dos perigos destacados é a retirada de roupas da máquina de lavar com o aparelho ligado. Ambientes úmidos aumentam o risco de descargas, especialmente se não houver o dispositivo de segurança DR ou aterramento. Outro hábito perigoso é o uso de aparelhos celulares e tablets conectados à tomada, o que pode causar choques e incêndios se o carregamento ocorrer sobre camas ou sofás.

A sobrecarga de tomadas com o uso de “benjamins” ou “Ts” também foi apontada como vilã da segurança, sendo uma das principais causas de incêndios residenciais. Além disso, a falta de compatibilidade entre a potência de eletrodomésticos, como fritadeiras e chuveiros, e a rede elétrica da casa pode gerar aquecimento excessivo dos fios e curtos-circuitos.

Leia também

O gerente de Saúde e Segurança da Cemig, José Firmo do Carmo Júnior, reforça que a falta de manutenção em instalações antigas agrava esses riscos. Com o aumento do número de aparelhos nas casas, fiações envelhecidas não suportam a carga. A recomendação é realizar revisões periódicas com profissionais qualificados, instalar o dispositivo DR e evitar improvisações para salvar vidas.

Ouvindo...