Academia Varginhense de Letras celebra 66 anos de fundação neste sábado

Instituição cultural, reconhecida como patrimônio do município, completa mais de seis décadas de incentivo às artes, ciências e à Língua Portuguesa.

Academia conta com 40 cadeiras e foi criada para incentivar as letras e preservar a memória local.

A Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC) completa 66 anos de atuação em Varginha neste sábado, 21 de fevereiro. Fundada em 1960 no Clube de Varginha, a entidade se consolidou como uma das principais referências culturais da região, dedicando-se à preservação da memória intelectual e ao incentivo da norma culta da Língua Portuguesa.

A criação da Academia foi fruto de uma mobilização de intelectuais, tendo como idealizadores o universitário Mauro Resende Frota, o médico Astolpho Tibúrcio Sobrinho e o professor Wilson Barroso. Organizada como uma associação sem fins lucrativos, a AVLAC possui 40 cadeiras e mantém um acervo histórico composto por atas que registram as atividades da instituição desde as reuniões preparatórias no fim de 1959.

Em 2016, a relevância da academia foi reforçada com seu reconhecimento como patrimônio cultural do município. Além da produção literária e científica, a instituição atua no fortalecimento da identidade local, contando com o suporte da Prefeitura e da Fundação Cultural para a realização de seus encontros e atividades.

Leia também

O atual presidente para o biênio 2026/2027, professor Wanderson Vitor Boareto, destaca que a data celebra uma história de valorização da identidade varginhense. Segundo ele, comemorar os 66 anos significa reconhecer uma trajetória marcada pela produção intelectual e pelo compromisso com o desenvolvimento cultural da comunidade.

Ouvindo...