Remédio antigo para tosse é suspenso após nova análise de risco da Anvisa
Medida serve para remédios com clobutinol, que aumenta risco de arritmia grave

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso de todos os medicamentos que contenham clobutinol. Segundo o órgão, trata-se de um medicamento para tosse irritativa com formulação antiga.
A decisão, publicada nessa segunda-feira (27), foi baseada em avaliação técnica da área de farmacovigilância, que identificou que a substância oferece risco de arritmia cardíaca grave. A condição está associada ao prolongamento do intervalo QT, uma alteração no ciclo elétrico do coração que pode causar desmaios, convulsões, parada cardiorrespiratória e morte súbita.
Segundo a Anvisa, existem somente dois medicamentos registrados na agência que contêm clobutinol. Apenas um deles é efetivamente comercializado no Brasil.
A medida é preventiva e considera as informações científicas atuais sobre o produto. A suspensão é temporária e seguirá em vigor até a definição dos procedimentos administrativos relacionados aos registros dos medicamentos que contêm clobutinol.
A Anvisa reforça que a suspensão não está relacionada a falhas de qualidade ou fabricação dos produtos, mas a características próprias do clobutinol. A agência orienta que os consumidores não usem medicamentos com essa substância e que procurem um profissional de saúde para orientação sobre alternativas terapêuticas adequadas.
Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.



