Ouvindo...

O que é diverticulite? Entenda a doença que levou Raul Gil ao hospital

Médico explica gravidade, prevenção e tratamentos da diverticulite; Raul Gil está internado em São Paulo

Raul Gil está internado em um hospital de São Paulo

Raul Gil segue internado no Hospital Moriah, na Região Centro-Sul de São Paulo. O apresentador, de 87 anos, foi diagnosticado com abdome agudo inflamatório causado por diverticulite, uma inflamação súbita no intestino grosso.

Em entrevista à Itatiaia, o médico Marcos Reis, Cirurgião Geral especialista em cirurgia Bariátrica e Robótica e coordenador da Quiron, Clínica Cirúrgica Avançada, explicou que o abdome agudo é uma inflamação que acontece na região do abdomem.

“O abdome agudo por diverticulite é a inflamação dos divertículos, que são pequenas saculações, bolsinhas, que se formam no intestino grosso. É muito comum, acontece com a idade. Se for realizada a colonoscopia, grande parte dos pacientes idosos vão ter divertículos”, disse.

Segundo o profissional, o paciente não costuma apresentar sintomas, mas quando os divertículos inflamam — normalmente por alguma obstrução das fezes — pode causar a diverticulite aguda devido à proliferação bacteriana.

Tratamento

Reis frisou que o quadro, na maioria das vezes, é resolvido apenas com antibiótico, mas o tratamento pode ser mais delicado se houver, por exemplo, perfuração do intestino como consequência do diagnóstico.

“Se o paciente tem o intestino perfurado por conta de peritonite fecal — extravasamento de fezes — muitas vezes é necessário operar, ressecar o segmento doente do intestino, drenar a cavidade e às vezes ate confeccionar a colostomia. Isso varia de caso a caso, mas a indicação de cirurgia é para a minoria”, relatou.

No caso de Raul Gil, que é um paciente idoso, o médico explicou a gravidade. “Por ter uma reserva fisiológica menor, o paciente tende a evoluir com maior gravidade diante quadros infecciosos quaisquer. Existe a tendência a uma gravidade maior quando a idade é mais avançada. Nestes casos, o paciente tem que ter um cuidado mais intensivo no tratamento”, detalhou.

Prevenção

Segundo o cirurgião, a melhor forma de tratar a condição é por meio do diagnóstico precoce. “A colonoscopia, que deve ser realizada após os 45 anos de idade, vai dar o diagnóstico da doença diverticular. O paciente que sabe que tem a doença tem que tentar manter um hábito intestinal regular, uma dieta rica em fibra, evitar o tabagismo e praticar atividade física”, listou.

Marcos orienta que dores no abdômen podem ser sinais de problemas no intestino. "É mais comum no lado esquerdo, no sigmoide, que é a parte final do intestino à esquerda. Quem sabe que tem a doença, diante de qualquer dor, febre ou incômodo na região deve procurar auxílio médico porque o tratamento precoce resolve o problema e evita complicações”, encerrou.

Saúde de Raul Gil

O apresentador Raul Gil, de 87 anos, foi internado na noite dessa quarta-feira (3). Inicialmente, ele compareceu ao Hospital Albert Einstein e, de lá, foi encaminhado ao Hospital Moriah, onde está internado.

À Itatiaia, a unidade de saúde destacou nesta quinta-feira (4) que Raul Gil foi diagnosticado “com abdome agudo inflamatório por diverticulite aguda e desidratação.” Ainda segundo o boletim médico, ele está estável e deve receber alta nos próximos dias.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.