Depois que as influenciadoras
O órgão destaca que essa técnica tem uso restrito para
As pessoas com olhos saudáveis que fazem essa cirurgia estão sujeitas ao surgimento de lesões na
“Pacientes que já utilizaram a técnica relatam dificuldade de enxergar, dor nos olhos, ardência, sensação de areia, aversão à luz e lacrimejamento persistentes. Todas essas situações podem levar à redução da visão do paciente, seja na periferia ou no centro da visão, podendo evoluir para a cegueira”, diz o CBO.
Como funciona a ceratopigmentação
A ceratopigmentação é feita a partir de uma técnica que usa micropigmentos de diferentes cores. Eles são implantados nas camadas mais internas da córnea com o objetivo de alterar a coloração do olho. O procedimento, de acordo com o CBO, é destinado principalmente ao tratamento de manchas brancas que acometem olhos de pacientes cegos.
Mesmo entre os pacientes cegos, a cirurgia só deve ser considerada quando outras alternativas, como lentes coloridas ou próteses, não funcionarem. “Procedimentos invasivos como a ceratopigmentação não devem ser tratados como alternativas estéticas simples ou seguras”, concluiu o comunicado.
Andressa Urach se arrependeu de ter feito a cirurgia
Andressa Urach passou pelo procedimento na última semana, em Nice, no sul da França. Ela se arrependeu pouco tempo depois,