Beber água antes das refeições ajuda a emagrecer? O conselho é popular, inclusive entre nutricionistas. Contudo, está apoiado em evidências científicas?
Em um artigo no portal da Universidade de Harvard, o médico reumatologista da instituição Robert H. Schmerling reuniu as evidências mais atuais sobre o assunto.
Ele começa explicando que, a priori, o conselho parece fazer sentido. Pensa-se que o estômago, se preenchido de água antes do momento da refeição, vai ficar cheio com menos comida. Mas há outras hipóteses envolvidas, além da simples questão da saciedade.
Leia também: Rival do Ozempic reduz mortalidade por insuficiência cardíaca em obesos
O médico reumatologista apresenta as principais teorias sobre o funcionamento desse conselho e se elas são válidas, segundo as mais recentes pesquisas:
- Sentir-se Satisfeito e Comer Menos: Beber água antes das refeições pode ajudar algumas pessoas a se sentirem mais satisfeitas e, possivelmente, comer menos. Pequenos estudos apoiam isso até certo ponto, mas as evidências sobre a eficácia a longo prazo são limitadas.
- Queima de Calorias Através da Termogênese: A ideia de que beber água aumenta a queima de calorias através da termogênese é menos apoiada por pesquisas recentes. O impacto calórico de aquecer a água é provavelmente insignificante.
- Sede vs. Fome: Embora seja plausível que algumas pessoas possam confundir sede com fome, não há evidências suficientes para apoiar robustamente isso como um mecanismo principal para a perda de peso por meio do aumento da ingestão de água.
- Exercício e Hidratação: A hidratação adequada apoia o desempenho no exercício e a saúde geral, mas seu impacto direto na perda de peso não está claramente estabelecido.
- Substituir Bebidas Altamente Calóricas: Substituir bebidas altamente calóricas por água pode levar à perda de peso devido à redução da ingestão calórica. Este é um dos métodos mais diretos e práticos apoiados por evidências indiretas.
- Água e Metabolismo de Gordura: A alegação de que beber água aumenta diretamente a quebra de gordura não é fortemente apoiada em estudos humanos, embora estudos com animais possam oferecer algumas pistas.
Conclusão
De acordo com Schmerling, beber mais água pode ter benefícios, especialmente se o líquido substitui bebidas calóricas que seriam ingeridas no lugar. As evidências de que a água auxilia a perda de peso por outros mecanismos são mistas ou modestas.
Ele ressalta que manter-se hidratado é geralmente bom para a saúde, e dá uma dica final: ‘se beber mais água ajuda você a se sentir mais satisfeito ou apoia hábitos mais saudáveis, pode ser uma estratégia útil em seu plano de gerenciamento de peso’.