Ouvindo...

Em meio a tratamento de câncer, Fabiana Justus dá dicas de como organizar doações para o RS

Defesa Civil do estado pede kits já prontos para facilitar distribuição; veja lista

Fabiana Justus mostra dia a dia após diagnóstico de câncer

A influenciadora Fabiana Justus, de 37 anos, diagnosticada de leucemia mieloide aguda, deu dicas de como organizar doações para as vítimas das chuvas históricas do Rio Grande do Sul.

“Eu e o Bruno estamos separando as coisas. Você pode doar roupa! Eles estão precisando muito de roupa, de casaco e de até roupa íntima e de produtos de higiene. [...] Se você vai doar sapato, você precisa juntar os sapatos. É preciso separar, por sacola, roupa feminina, roupa masculina, roupa infantil... Enfim, então a gente está fazendo tudo isso para poder mandar para pelos Correios”, disse.

As agências dos Correios nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, estão recebendo doações para as vítimas. A estatal irá receber e transportar gratuitamente alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet — não haverá nenhum custo aos doadores.

Nesta manhã (7), a Defesa Civil divulgou uma nova lista com itens mais importantes (veja abaixo). O órgão pediu que os kits já venham organizados e prontos, para a distribuição acontecer de maneira mais ágil.

  • água potável
  • cobertores
  • colchões
  • roupa de cama
  • toalhas de banho
  • kits de higiene pessoal
  • kits de limpeza
  • kits de alimentos
  • ração animal
  • fralda infantil e geriátrica

Subiu para 90 o número de óbitos, informou a órgão. Quatro estão em investigação e, até o momento, 361 pessoas ficaram feridas. O governo ainda investiga se as quatro pessoas morreram em ocorrências relacionadas à chuva. Ainda há 132 pessoas desaparecidas em todo o estado. Ao todo, 1.367.506 pessoas foram afetadas, 48.147 estão em abrigos e 155.741 estão desalojados nos 388 municípios atingidos pela chuva.

Ao menos 649 mil clientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) estão sem água, enquanto mais de 450 mil estão sem energia, segundo a CEEE Equatorial e a RGE Sul.

Chave oficial

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.

Temporal no RS

As regiões mais afetadas pelas chuvas no RS são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari. O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em 336 cidades. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, suspendeu as atividades até o dia 30 de maio.

A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.

Diagnóstico de Fabiana Justus

No dia 25 de janeiro deste ano, Fabiana revelou ter sido diagnosticada com leucemia mieloide aguda e falou sobre a descoberta em vídeo postado nas redes sociais. Segundo a influenciadora, ela foi hospitalizada com ‘uma dor esquisita nas costas e febre’. A partir dali, ela foi internada, passou por exames, colocou o cateter e já começou a quimioterapia.

No dia 27 de março, Fabiana contou que conseguiu um doador 100% compatível com ela e que faria o tão esperado transplante de medula óssea. Após 13 dias, ela relatou que conseguiu a ‘pega’ e avançou no tratamento, recebendo alta hospitalar em 16 de abril.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.