O prefeito de São Paulo,
O pedido do prefeito e do governador foi feito durante o lançamento do SBT News, na noite da última sexta-feira (12), em São Paulo. Durante uma rápida conversa, Lula prometeu discutir o assunto com a pasta responsável do
Nunes reforçou a demanda ao dar uma declaração no palco, quando disse esperar que os problemas de falta de energia sejam resolvidos até a próxima segunda-feira (15). “Meu presidente [Lula], você precisa nos ajudar nisso. Não está fácil”, afirmou o prefeito.
Na primeira fila, Lula, o vice-presidente
Nesta semana, São Paulo enfrentou fortes chuvas causadas por um
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um aviso de temporal, válido para todo o estado, neste sábado (13), domingo (14) e segunda-feira (15). O alerta indica risco de chuva forte e ventos intensos.
O órgão prevê rajadas de vento, raios, volumes elevados de chuva e até granizo em pontos isolados. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta ainda para a possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra.
Justiça aciona Enel
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) deu um prazo de até 12 horas para que a empresa restabeleça a energia elétrica para todos os clientes da área de concessão no território paulista.
Caso não cumpra a determinação, a Enel será multada em até R$ 200 mil por hora.
A antecessora da Enel, a Eletropaulo, foi fundada em 1981 e privatizada em 1999, quando o então governador Mário Covas (PSDB) incluiu a empresa no Programa Estadual de Desestatização (PED). Na privatização, a empresa foi dividida em quatro partes: Eletropaulo Metropolitana, Empresa Bandeirante de Energia (EDP Bandeirante), Empresa Paulista de Transmissão de Energia e Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE).
A Eletropaulo Metropolitana, responsável pela Grande São Paulo, foi comprada por um consórcio liderado pela AES Corporation. Após a compra, pela AES, das ações de outras empresas do consórcio em 2001, a companhia passou a se chamar AES Eletropaulo até 2018, quando a atual concessionária, Enel Distribuição São Paulo, entrou em operação.
A AES Eletropaulo foi adquirida pelo Grupo Enel, multinacional italiana do setor elétrico. Em junho de 2018, a Enel comprou 73,38% das ações da Eletropaulo por R$ 5,55 bilhões, durante o governo de Márcio França (PSB).