Belo Horizonte
Itatiaia

Senado realiza eleição para presidente da Casa; votação é em cédulas impressas

Pleito ocorre nesta manhã de sábado (1º) no Congresso Nacional

Por
Os senadores Eduardo Girão e Cleitinho Azevedo
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa extraordinária.

O Senado Federal realiza neste sábado (1º) a eleição para troca de presidente do Casa, cargo hoje ocupado por Rodrigo Pachedo (PSD-MG). O pleito teve início às 11h.

Como funciona: 11 senadores integram a Mesa Diretora do Senado. Os cargos da Mesa são preenchidos de acordo com a hierarquia de cada posto. As etapas:

  • O primeiro cargo a ser escolhido é o de presidente.
  • Em seguida, são eleitos os vice-presidentes.
  • Depois, ocorrem as escolhas dos secretários.
  • Por fim, são definidos os suplentes.

Definidos os candidatos, todos os 81 senadores fazem seus votos. Diferentemente do modelo utilizado na Câmara, onde adota-se a urna eletrônica, o pleito no Senado utiliza cédulas impressas. Ambas as votações são secretas, e é eleito o candidato que receber ao menos 41 votos.

Davi Alcolumbre (União-AP) já conquistou os apoios necessários para vencer os pleitos na Câmara e no Senado, respectivamente.

Tópicos