Itatiaia

Reforma ministerial: o que pode mudar na Esplanada

Vejas quais as possíveis movimentações que pode acontecer no governo Lula

Por
Governo Federal amplia gastos fora do arcabouço.
Governo Federal amplia gastos fora do arcabouço.  • CNN Brasil

A possível reforma ministerial proposta por auxiliares de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem como objetivo acomodar o Centrão e pode envolver mudanças maiores do que o inicialmente previsto, indicam auxiliares do presidente.

Como mostrou a CNN, alguns cargos têm sido defendidos pelo presidente da República, para aliados mais próximos, como aqueles a serem mantidos.

VÍDEO – Lira: Escolha de ministros é prerrogativa do presidente

Esses órgãos são:

  • Embratur;

  • Correios;

  • Caixa.

Isso fez com que auxiliares elaborassem um plano que incluiria dar a União Brasil e PP cargos de diretoria e vice-presidência nestes órgãos.

Dentre os ministérios que estão “blindados” pelo presidente, neste momento, estão o da Saúde e o da Fazenda.

O governo já se deparou com duas trocas ministeriais desde o início do ano: no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e no Turismo.

No GSI, o general Gonçalves Dias deixou o cargo em decorrência da repercussão dos atos criminosos de 8 de janeiro. Foi colocado no comando da equipe o general Marcos Antônio Amaro.

No Ministério do Turismo, reivindicado pela bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados, Daniela Carneiro saiu para a entrada de Celso Sabino.

Pastas que estão na mira de mudanças

  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (PSB) pode ser substituído por Márcio França (PSB);

  • Ministério de Portos e Aeroportos – Márcio França (PSB) pode ser trocado por Silvio Costa Filho (Republicanos);

  • Ministério da Defesa – Possível saída de José Múcio Monteiro e entrada do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB);

  • Ministério dos Esportes – comandado pela ex-atleta Ana Moser (sem partido). A pasta é alvo do Republicanos;

  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – chefiado por Luciana Santos (PCdoB).

VÍDEO – Republicanos só decide se entra no governo Lula após 15 de agosto

Por

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte