Presidente da AMM critica falta de participação dos municípios no acordo de Mariana
Em entrevista à Itatiaia, Luís Eduardo Falcão afirma que, ao contrario do que aconteceu no acordo de Brumadinho, negociações em Mariana excluíram os prefeitos

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão, criticou, em entrevista ao programa ‘Rádio Vivo’, da Itatiaia, nesta quinta-feira (10), a falta de envolvimento dos municípios nas discussões do acordo de Mariana. Segundo Falcão, que também é prefeito de Patos de Minas, poucas reuniões foram realizadas com o envolvimento das cidades atingidas.
“No acordo de Brumadinho, houve mobilização, a AMM entrou, a Assembleia entrou e colocou os mecanismos na legislação para que cada município recebesse recursos. É lógico que os municípios diretamente afetados têm que receber muito mais. Porém a economia dos estados foi afetada e por consequência a economia dos municípios também. A arrecadação do estado como todo. Em que pese o agronegócio ter passado a mineração no PIB do estado, a mineração ainda é muito importante para Minas Gerais. Quando tem um desastre dessa proporção o estado todo é afetado e os municípios todos ficarão no prejuízo”, afirmou.
Por fim, o presidente da AMM lembrou que o caso segue na justiça, o que pode adiar ainda mais uma decisão definitiva. “Considero uma injustiça muito grande essa falta de diálogo e canais com todos para que todos possam receber. Depois que a vaca foi pro brejo a AMM entrou na justiça contra o acordo e a gente sabe como funciona a justiça no Brasil. Pode demorar muitos e muitos anos e pode não dar em nada”, finalizou o prefeito.
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Antes de trabalhar no rádio, Eduardo Costa foi ascensorista e office-boy de hotel, contínuo, escriturário, caixa-executivo e procurador de banco. Formado em Jornalismo pelo UNI-BH, é pós-graduado em Valores Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, possui o MBA Executivo na Ohio University, e é mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Agora ele também está na grande rede!
Apresentadora e produtora da Rádio Itatiaia. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Especialista em Mídias Digitais pela PUC Minas e em Produção de Rádio e TV pela Fumec. Já escreveu para as editorias de Política e Cidade nos jornais O Tempo e Super Notícia, e tem passagem pela FM O Tempo.




