Prefeito de Santa Luzia, na Grande BH, pede ajuda ao estado para resolver caos na saúde
Hospital São João de Deus, única unidade de alta complexidade do município, ameaçou fechar as portas por falta de pagamentos; prefeito de Ipatinga também participou do encontro e reivindicou melhorias na cidade

O prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho (Avante-MG), se reuniu nesta quinta-feira (20), na Cidade Administrativa, com o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, para negociar com o estado formas de tirar o município de uma situação de dívidas e calamidade na saúde pública.
Um dos pontos abordados na reunião tratou do pagamento de mais de R$ 2 milhões ao único hospital de alta complexidade do município - Hospital São João de Deus, que quase fechou as portas na última semana por falta de repasses.
"Nós pegamos a prefeitura com uma dificuldade financeira muito grande. Nós começamos a tentar desenrolar essa situação e o que a gente pode garantir é que nós pegamos alguma parte dessa dívida. A gente não deve nada do serviço que foi prestado no ano de 2025. Agora, o restante é dos serviços prestados no ano passado. A dificuldade financeira é muito grande em todos os aspectos, mas estamos trabalhando muito para resolver isso o mais rápido possível", disse.
"A gente precisa de apoio também para os nossos hospitais municipais, para as nossas UPAs, para que a gente possa aumentar o serviço e conseguir realizar mais cirurgias. O governo do estado se propôs a ajudar a gente a resolver o problema do Hospital São João de Deus e da saúde em geral em Santa Luzia", acrescentou.
"O prefeito Paulo pegou a cidade absolutamente abandonada, nada funciona na saúde de Santa Luzia. Ele agora está lutando para poder restabelecer. Para nós, como estado, é uma vergonha uma cidade que fica do outro lado da rodovia não ter o apoio que precisa. Essas pessoas tem que ser cuidadas, abraçadas e apoiadas pelo poder público estadual. Essa é a nossa missão. Nossa obrigação e dever é ajudar o prefeito para que Santa Luzia saia dessa situação caótica", comentou.
Prefeito de Ipatinga também pediu ajuda para melhorar saúde
"Conversamos sobre o auxílio para que o município possa ser contemplado com mais ambulâncias do SAMU, tendo em vista a alta demanda e a renovação da frota, a habilitação permanente das UTIs pediátricas, para obter mais recurso e melhorar o atendimento da pediatria em Ipatinga e região", contou.
"O tão sonhado Hemominas é um anseio muito grande da população. Todos os trâmites burocráticos internos já foram solucionados. Estamos, agora, apenas aguardando a aprovação desse projeto pela vigilância sanitária estadual para que a gente possa fazer as adaptações necessárias e iniciar os atendimentos. O Hemominas será acoplado no próprio Hospital Municipal", explicou Nunes.
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Formada, há 13 anos, em jornalismo, pela Faculdade Pitágoras BH. Pós-graduada em jornalismo digital e produção multimídia.


