Belo Horizonte
Itatiaia

'Não sou candidato': Presidente da ALMG diz que não está pensando no governo de Minas

Tadeuzinho diz que é cedo para discutir eleições e ressalta que está focado em equacionar a dívida de MG

Por
Presidente da Assembleia, Tadeu Leite (MDB)
Presidente da Assembleia, Tadeu Leite (MDB), está de malas prontas para assumir vaga no TCE-MG • Hellen Reis / ALMG

Em meio a pressões internas do MDB, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite, afirmou que "não existe candidatura" ao Governo de Minas, em 2026. A resposta foi dada por Leite ao ser questionado pela Itatiaia sobre o fato do seu nome estar sendo defendido por integrantes do MDB com potencial para disputar o Palácio Tiradentes no ano que vem. O parlamentar diz que fica feliz com o fato de estar sendo citado por colegas de legenda e representantes da iniciativa privada, mas destacou que é cedo para falar em eleição.

MDBistas "mais pragmáticos" defendem que o parlamentar é um perfil que somaria força a uma chapa ocupando o cargo de vice-governador. "Mais ousados", alguns nomes do MDB sustentam que Tadeuzinho, como é conhecido pelos pares, têm musculatura política para alçar voos mais altos e ser cabeça de chapa.

O presidente do MDB em Belo Horizonte, o ex-presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo, é um dos entusiastas da candidatura e tem defendido publicamente o nome do presidente da Assembleia. Nos bastidores, os argumentos de Azevedo encontram sustentação entre alguns integrantes da legenda.

Com base no Norte de Minas, Tadeuzinho está no 4º mandato como deputado estadual e 2º mandato como presidente da Assembleia Legislativa. O parlamentar foi reeleito com apoio de 72 dos 77 deputados da Assembleia. No parlamento mineiro, integrantes da base governista e da oposição ao Governo Zema classificam o político como moderado e conciliador.

O político transita bem entre parlamentares que são inimigos políticos declarados. O bom trânsito entre diferentes partidos no legislativo estadual e o apoio de prefeitos, fora do eixo da Grande BH, são vistos com bons olhos por interlocutores que veem potencial político no atual presidente da ALMG.

Por

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.