Belo Horizonte
Itatiaia

Marina propõe apoio de nações ricas para transição energética em países em desenvolvimento

Brasil finalizou participação na COP 28 nesta quarta. Proposta de redução do consumo global de combustíveis fósseis foi aprovada

Por
Ministra Marina Silva • Estevam Costa/PR

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, defende que países ricos devem assumir a liderança na transição energética e fornecer meios necessários para as nações em desenvolvimento acompanharem os processos de neutralização das emissões de carbono até 2050.

“A nossa próxima tarefa é alinhar os meios de implementação necessários, assegurando a fundamental premissa da transição justa. Assim, é fundamental que os países desenvolvidos tomem a dianteira da transição rumo ao fim dos combustíveis fósseis e assegurem os meios necessários para os países em desenvolvimento poderem implementar suas ações de mitigação e adaptação”, disse a ministra, finalizando a participação brasileira na COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), em Dubai.

Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp

Segundo a ministra, a missão de limitar o aumento da temperatura média do planeta a 1,5 ºC depende principalmente do comprometimento de todos os países em alinhar seus próximos objetivos. “O Brasil se sente feliz e honrado em colaborar nesta tarefa e celebrar juntos passos concretos na COP 30 em Belém do Pará, na Amazônia.”

A capital paraense receberá a conferência do clima em 2025. No ano que vem, os debates vão acontecer em Baku, capital do Azerbaijão.

Representantes de quase 200 países encerraram a COP 28 com a aprovação de um documento que propõe o início da redução do consumo global de combustíveis fósseis. O texto, inédito, sinaliza que a era do petróleo pode estar se encaminhando para o fim.

Por

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.