Belo Horizonte
Itatiaia

Lira reúne líderes para definir comissões e 'regra de convivência' entre deputados

Presidente da Câmara criticou ataques de deputados no plenário da Câmara e diz que falas terão 'consequências'

Por
Arthur Lira convocou reunião de líderes para definir presidências das Comissões da Câmara
Arthur Lira convocou reunião de líderes para definir presidências das Comissões da Câmara • Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer concluir nesta terça-feira (14) as indicações para as presidências das comissões do Legislativo federal. Uma reunião de líderes partidários foi marcada para hoje para decidir sobre o assunto.

As presidências de comissões permanentes são distribuídas entre os partidos e já há embates para legendas que têm interesse em ocupar os cargos, que servem para pautar e dar encaminhamentos a projetos que precisam, necessariamente, passar pelas comissões.

Um desses embates envolve a Comissão de Meio Ambiente, disputada pela deputada federal Duda Salabert (PDT) e o deputado e ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro, Ricardo Salles (PL).

Leia também: Petição reúne 65 mil assinaturas contra Ricardo Salles na Comissão de Meio Ambiente

Outro ponto levado por Lira para a reunião de líderes desta terça-feira (14) é a conduta de parlamentares durante as falas no microfone. Na última semana, uma declaração do deputado Sargento Fahur (PSD-RR) sobre o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB) provocou bate-boca em plenário.

“Flávio Dino, vem buscar minha arma aqui, seu merda”, atacou o parlamentar, que foi acusado pelo colega Felipe Carreras (PSB-PE) de ameaçar o ministro.

“Ninguém, sobretudo um deputado, tem o direito ameaçar a vida de outra pessoa, como fizeram com o Ministro da Justiça”, afirmou o socialista.

"Ontem eu assistia à sessão da Câmara e era deprimente o que vimos aqui no comportamento de parlamentares de parte a parte, uns acusando e outros defendendo e vice-versa. Aqui não vamos tolher fala de parlamentar, só estou dizendo que o que o parlamentar falar pode ter consequências. Nada contra a liberdade de expressão, a liberdade de fala, pelo contrário", afirmou Lira na última sexta-feira (10).

Por

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.