Funcionária de Vorcaro temia que evento em Londres ‘atrapalhasse’ negócio com BRB
Mensagem foi enviada após funcionária dizer que programação do evento estava fechada com o aval de Alexandre de Moraes

As mensagens encontradas no celular de Daniel Vorcaro, reveladas nesta terça-feira (1º) após autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, mostram a preocupação da funcionária responsável pela organização do II Fórum Jurídico Londres Brasil de Ideias, Ana Matos, com a possibilidade de divulgação da programação. Ela alertou o ex-banqueiro que a exposição do evento poderia interferir nas negociações entre o Banco Master e o Banco de Brasília (BRB).
A mensagem foi enviada depois que a funcionária afirmou ter passado o dia com o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci de Moraes. O objetivo do encontro foi fechar a programação do fórum. Segundo Ana, os organizadores pretendiam dar visibilidade ao programa aos convidados, mas ela avisou que seria melhor consultar Vorcaro antes.
“Eles vão querer divulgar aos convidados. Eu disse que precisava falar com você antes. Meu receio é atrapalhar BRB”, escreveu a funcionária ao patrão.
O diálogo não esclarece o motivo de Ana enxergar prejuízo na divulgação da programação ou dos participantes do evento com as tratativas com o BRB. No entanto, em julho de 2025 a negociação entre as instituições financeiras estava em uma fase decisiva.
No dia da mensagem, Vorcaro e o então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, tinham reunião com diretores do Banco Central (BC) para avançar na análise da compra. O encontro aconteceria para discutir quais ativos e negócios efetivamente fariam parte da aquisição.
O período também era sensível porque as tratativas financeiras entre as duas instituições passaram a integrar as apurações da Operação Compliance Zero. A investigação da PF apura suspeitas de fraudes na cessão de carteiras de crédito do Banco Master ao BRB, em operações estimadas em aproximadamente R$ 12 bilhões.
Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem cinco anos de experiência na comunicação política. Desde a reportagem, no Correio Braziliense, até a assessoria parlamentar. Em 2024, atuou em campanha eleitoral majoritária. Especialista em gerenciamento de crise e construção de imagem. Na Itatiaia, escreve para o portal, em Brasília.



