Flávio Bolsonaro diz que Lula 'parece bêbado' e culpa governo por falha em negociação com Trump
Flávio também criticou o envio de uma comitiva de senadores aos Estados Unidos para tentar reverter o 'tarifaço' e disse não acreditar na eficácia da missão

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, em entrevista à Itatiaia nesta segunda-feira (28), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem falhado nas negociações com os Estados Unidos para evitar a aplicação de tarifas comerciais contra o Brasil, anunciadas pelo presidente norte-americano Donald Trump. Na avaliação de Flávio, o governo Lula demonstra “incapacidade” diplomática e tem usado o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como bode expiatório.
“O Lula, sempre que pega o microfone, ataca o Trump. Não parece um presidente da República de uma nação como o Brasil, parece um bêbado discutindo num bar com um amiguinho”, atacou o senador.
'Eduardo não é negociador'
Ainda durante a entrevista, o senador afirmou que seu irmão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) , não tem poder de barganha com Trump, e seu papel foi apenas de relatar o cenário político brasileiro. O deputado está no EUA desde março, onde se declara como um 'exilado político'. Em conversas com integrantes do governo Trump, Eduardo tem propagado que o pai, Jair Bolsonaro, tem sido vítima de uma perseguição por parte do STF e do governo federal.
“O Eduardo levou informações ao governo americano. Agora, achar que ele manipula o Trump é absurdo. O presidente americano ouve muitos canais antes de tomar decisões. O problema é que o governo Lula não sabe negociar e quer arrumar um bode expiatório”, disse.
O senador, na entrevista, corroborou a afirmação do irmão, alegando que o ex-presidente Bolsonaro sofre perseguição e que o Brasil estaria vivendo uma crise democrática sob comando do Supremo Tribunal Federal, com críticas diretas ao ministro Alexandre de Moraes.
“Hoje, o que foi sequestrado no Brasil foi a democracia. A perseguição ao Bolsonaro é escancarada. Usam a máquina pública para tirar ele da vida política, porque sabem que, se a eleição fosse hoje, ele poderia vencer até no primeiro turno", declarou.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio




