Fiscal da PBH é exonerado após ser flagrado em atos em Brasília
O servidor de carreira perde o cargo em comissão e deve reponder a processo administrativo como efetivo

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) exonerou hoje, Valério Cypriano Gomes de Oliveira, que era chefe da Gerência Territorial de Fiscalização III - Centro-Sul, na Secretaria Municipal de Política Urbana. A apuração do repórter Renato Rios Neto é que Cypriano foi flagrado e teria sido preso em Brasilia participando dos atos que terminaram com a depredação dos prédios dos Três Poderes e esse seria o motivo da prisão.
O fiscal foi exonerado do cargo em comissão, mas é servidor de carreira. Segundo uma das fontes da Itatiaia, ele deve responder a processo administrativo por participar de atos que foram considerados antidemocráticos pelas autoridades.
O espaço está aberto para manifestação de Valério Cypriano.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast "Abrindo o Jogo", que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

