Belo Horizonte
Itatiaia

Em meio à pré-campanha, Câmara de BH vai concentrar votações de maio em quatro dias

Estratégia, acertada por lideranças do Legislativo, fará com que 33 propostas sejam analisadas entre os próximos dias 8 e 16

Por
Colégio de Líderes da Câmara de BH faz reunião para definir pauta de votações
Pauta do mês de maio foi definida durante reunião do Colégio de Líderes • Abraão Bruck/CMBH

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) vai aproveitar quatro datas do mês de maio para fazer uma espécie de “mutirão” de votações. Trinta e três projetos de lei serão analisados pelos vereadores em plenário nos dias 8, 9, 14 e 16. Segundo apurou a Itatiaia, a estratégia passar pela necessidade de permitir aos parlamentares que conciliem as atividades legislativas à pré-campanha rumo à reeleição.

O esforço concentrado em quatro dias foi definido nessa segunda-feira (29), durante reunião do Colégio de Líderes da CMBH. O grupo é composto por parlamentares que encabeçam as bancadas e coalizões existentes na Casa.

Como já mostrou a reportagem, os vereadores vão “encurtar” esta semana por causa do feriado de 1° de maio. Assim, os 10 dias úteis contados para abrigar sessões de votações passarão a contar a partir de segunda-feira (6). O movimento viabiliza, assim, a reunião do próximo dia 16.

Bônus tecnológico e ‘ateliê da cidadania’

Outra representante do Novo, Marcela Trópia também deve ter um projeto de sua autoria votado no mês que se avizinha. Isso porque o texto que autoriza a prefeitura a conceder bônus tecnológico para incentivar ações de inovação será analisado em 1° turno no dia 14.

A ideia é utilizar o bônus tecnológico para apoiar pequenas e médias empresas com atividades de pesquisas tecnológicas.

A lista tem, ainda, projeto de Cida Falabella e Iza Lourença — ambas do Psol — sobre a criação dos “ateliês da cidadania”. Elas pleiteiam a oferta de oficinas de artes e esportes em espaços públicos e comunitários da cidade.

Mês começa com novo bloco

A dupla do Psol, aliás, vai compor um bloco recém-formado no Legislativo. O grupo, intitulado “Mulheres Podem”, terá a participação, também, da vereadora Professora Nara, da Rede. Os dois partidos formam uma federação partidária e vão caminhar juntos na eleição municipal deste ano.

Por

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.