Em artigo no NYT, Lula diz ter 'orgulho' do STF por condenar Bolsonaro
Presidente afirma que julgamento não foi “caça às bruxas” e seguiu a Constituição de 1988

Em artigo publicado neste domingo (14) no jornal New York Times (NYT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o Supremo Tribunal Federal (STF) e disse ter 'orgulho' da decisão que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela tentativa de golpe de estado, em 2022.
No texto, Lula classificou a decisão como histórica. “Estou orgulhoso do Supremo Tribunal Federal pela sua decisão histórica de quinta-feira, que salvaguarda nossas instituições e o Estado democrático de direito”, disse.
O petista rebateu críticas internacionais, especialmente dos Estados Unidos, que acusam a Justiça brasileira de perseguir Bolsonaro. “Isso não foi uma ‘caça às bruxas’. O julgamento foi resultado de um processo conduzido em conformidade com a Constituição de 1988, promulgada após duas décadas de luta contra uma ditadura militar”, escreveu.
Segundo Lula, as investigações comprovaram a gravidade dos atos atribuídos ao ex-presidente. “Foram descobertos planos para me assassinar, assim como ao vice-presidente e a um ministro do Supremo. Também foi encontrado um rascunho de decreto que teria, na prática, anulado o resultado das eleições de 2022”, relatou.
No artigo, Lula também acusou o governo de Donald Trump de agir politicamente ao usar tarifas comerciais e instrumentos diplomáticos para pressionar o Brasil.
O governo dos Estados Unidos está usando tarifas e a Lei Magnitsky para buscar impunidade para o ex-presidente Jair Bolsonaro, que orquestrou uma tentativa fracassada de golpe em 8 de janeiro de 2023
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio



