Itatiaia

Veja a lista de candidatos a deputado federal pelo Republicanos em Minas Gerais

Partido do senador Cleitinho Azevedo registrou 46 nomes para a disputa das 53 vagas mineiras na Câmara dos Deputados, entre eles o ex-presidente da Casa Eduardo Cunha

Por
Partido Republicanos
Minas Gerais elege 53 deputados federais nas eleições de 2026, a segunda maior bancada do país; o Republicanos registrou 46 candidatos ao cargo • Foto: Divulgação / Republicanos

O Republicanos registrou 46 candidatos a deputado federal por Minas Gerais nas eleições de 2026. A chapa foi aprovada em convenção estadual realizada em 25 de julho, em Belo Horizonte, e submetida à Justiça Eleitoral.

O partido disputa as vagas sem coligação com outras legendas. Minas Gerais elege 53 deputados federais, a segunda maior bancada do país, atrás apenas de São Paulo.

Pela legislação eleitoral, cada partido pode registrar candidatos em número equivalente ao total de vagas mais uma, o que permitiria ao Republicanos lançar até 54 postulantes no estado. A legenda optou por apresentar 46.

Fundado em 2005 como Partido Republicano Brasileiro (PRB) e rebatizado em 2019, o Republicanos ocupa espaço no campo conservador e tem como principal liderança nacional o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

A legenda é presidida pelo deputado federal Marcos Pereira (SP) e, em Minas, pelo deputado federal Euclydes Pettersen, também candidato à reeleição. O senador Cleitinho Azevedo é a maior força eleitoral da sigla no estado.

A chapa foi formada em meio a semanas de indefinição sobre a candidatura de Cleitinho ao Governo de Minas. Líder nas pesquisas para o Palácio Tiradentes, o senador teve o nome descartado pelo partido, convocou entrevista coletiva em Divinópolis para dizer que disputaria, desistiu em 3 de agosto e, no dia seguinte, pediu sem sucesso para voltar à corrida durante a convenção nacional.

Na manhã desta quinta-feira (6), o Republicanos divulgou nota informando que terá candidatura própria ao governo mineiro, com nomes para governador, vice e senador. A tendência é que o ex-prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, encabece a chapa.

Entre os candidatos está o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, que escolheu Minas Gerais para tentar retornar ao Congresso após quase uma década fora de mandatos eletivos.

Cunha exerceu quatro mandatos pelo Rio de Janeiro, foi cassado em 2016 e nunca ocupou cargo eletivo no estado. Também disputam vagas o deputado federal Gilberto Abramo, que busca a reeleição, e o ex-deputado federal Herculano Anghinetti.

Os 46 candidatos a deputado federal pelo Republicanos em Minas Gerais

Confira a lista completa, em ordem alfabética, com os respectivos números de urna.

  • Alex Aparecido Fernandes Rosse — 1088
  • Ana Lúcia Teixeira de Jesus — 1004
  • André Sol Rocha Mendes — 1002
  • Andrea Rocha Carvalho — 1003
  • Angela Cristina — 1097
  • Bruno Farias — 1077
  • Cibele Machado — 1050
  • Coronel Azevedo — 1018
  • Coronel Edvanio — 1001
  • Cosme Nascimento — 1040
  • Dalmo Pereira — 1009
  • Daniela Linhares — 1023
  • Dario Ferreira — 1011
  • Dulce Monte — 1066
  • É Ele Edimilson Lima — 1030
  • Eduardo Cunha — 1089
  • Euclydes Pettersen — 1015
  • Fabio Maquinas — 1080
  • Feinho Locutor — 1014
  • Fernanda Carolina Sousa — 1033
  • Gilberto Abramo — 1010
  • Gleidson Azevedo — 1000
  • Gleiton Pereira Santana — 1024
  • Herculano Anghinetti — 1090
  • Inspetor Mauro Chaves — 1069
  • Iran Almeida Barbosa — 1056
  • Jaime Daniel dos Santos — 1026
  • Joice Quirino — 1027
  • José Caldeira — 1028
  • Ju Almeida — 1029
  • Juninho Sinonô — 1007
  • Marcia da Enfermagem — 1034
  • Marcilene Silva — 1035
  • Marcos Eduardo de Andrade — 1036
  • Marilaine — 1037
  • Maycon Pereira de Matos — 1059
  • Natalia — 1055
  • Nicomedes Felicio — 1022
  • Pastora Valéria — 1047
  • Raphael Mota — 1038
  • Regilaine Pitorra — 1039
  • Renato do Marketing — 1071
  • Robertinho Soares — 1044
  • Tekinho — 1049
  • Tenente Melo — 1045
  • Zé Eustáquio Mesquita — 1075

Os dados são do DivulgaCand, sistema oficial do Tribunal Superior Eleitoral, e refletem os registros protocolados até a publicação desta reportagem.

Os partidos têm até 15 de agosto para formalizar os pedidos de registro na Justiça Eleitoral, e cabe ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais analisar a documentação de cada candidatura. Só após esse julgamento os nomes são liberados para constar na urna eletrônica. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro.

Por

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou com produção de conteúdo editorial e cobertura de pautas voltadas a tecnologia, negócios e comportamento digital. Cobre as eleições de 2026 para a Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte