Itatiaia

Segurança, Educação, IPVA e Propag: os temas do debate que ganharam as redes, segundo Vox Radar

O principal ponto discutido nas plataformas digitais em segurança pública foi o sucateamento da Polícia Civil de Minas Gerais

Por
Foto: Junia Garrido

Dentre os vários temas discutidos no primeiro debate entre os candidatos ao Governo de Minas, realizado pela Band nesse domingo (16), segurança pública, educação e professores e impostos e IPVA foram os que mais movimentaram as redes sociais, de acordo com levantamento da Vox Radar obtido pela Itatiaia e pela CNN Brasil.

O principal ponto discutido nas plataformas digitais em segurança pública foi o sucateamento da Polícia Civil de Minas Gerais, que amarga baixo efetivo e convive com condições precárias em delegacias em todo o estado. Outro ponto alto apontado pela pesquisa foi a declaração do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) de que, se eleito, não permitiria câmeras corporais em agentes da Polícia Militar.

Na educação, o debate foi pautado pelo reajuste nos salários dos professores, especialmente no embate entre Cleitinho Azevedo e o ex-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) Flávio Roscoe (PL), que chegou a dizer que era preciso “valorizar sem reajuste” a categoria.

“O bloco servidores e salários (639 · 12,5 mil curtidas) atravessa os dois temas: defasagem de 45%, concursados sem nomeação, pensionistas sem reajuste. Impostos/IPVA e a dívida do Estado (Propag) completam o top 5”, destaca o levantamento.

“O eleitor não discute segurança em abstrato: discute o salário e as condições de quem faz a segurança e a educação. A pauta salarial do funcionalismo é o subtexto dos dois temas líderes — quem oferecer resposta crível a ela fala com os dois públicos ao mesmo tempo”, completa o documento.

Veja a lista dos temas que mais repercutiram nas redes sociais

  • Segurança pública
  • Educação e professores
  • Impostos e IPVA
  • Dívida do Estado / Propag
  • Servidores e salários
  • Emprego, renda e economia
  • Saúde
  • Estradas e infraestrutura
  • Privatizações (Copasa/Cemig)
  • Transporte público
Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

 

 

Belo Horizonte