PT não descarta a possibilidade de lançar candidato próprio para o governo de Minas

Segundo a presidente estadual do partido, deputada estadual Leninha, no sábado haverá uma reunião ampliada para tratar sobre o pleito do ano que vem

Deputada estadual Leninha (PT), vice-presidente da ALMG e presidente eleita do Partido dos Trabalhadores em Minas

Sem um candidato definido para o governo do estado nas eleições do ano que vem, o PT trabalha com a hipótese de lançar um nome próprio ao Palácio Tiradentes no pleito. A discussão será ampliada em reunião da executiva estadual da legenda neste sábado (13), segundo a presidente do partido em Minas Gerais, deputada estadual Leninha.

“O PT quer ter um nome para disputar o governo do estado, já que nós já definimos que teremos nomes para o Senado. O nome do presidente Tadeu é um nome ótimo, excelente, a gente tem uma ótima relação, mas oficialmente o partido não fez essa discussão, apesar de o presidente nacional estar colocando o nome dele. Já existe uma movimentação para que a gente tenha nome próprio também para o governo”, pontua.

A referência a Tadeu Leite (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, ocorre após o presidente nacional do PT, Edinho Silva, ter mencionado a possibilidade de uma composição com o emedebista no estado. Contudo, ainda não há uma articulação clara, nem sinais de que o deputado estadual vá concorrer ao governo de Minas Gerais.

O partido tem tido dificuldade de articular um nome para o Palácio Tiradentes. Inicialmente, o PT trabalhava com a ideia de apoiar a candidatura de Rodrigo Pacheco (PSD), mas o senador ainda não decidiu se vai concorrer ao cargo, e as expectativas da legenda foram frustradas. Chegou-se a aventar outros candidatos, como o ex-prefeito Alexandre Kalil (PDT), mas nenhum nome foi fixado até agora.

Dentre os nomes do próprio partido que podem concorrer, há Marília Campos, prefeita de Contagem, que vai se lançar ao Senado, e fala-se em Margarida Salomão, prefeita de Juiz de Fora, na deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) e no deputado federal Rogério Correia (PT) para uma disputa ao governo do estado. Contudo, o cenário continua nebuloso e nenhum dos nomes falou abertamente sobre a intenção de concorrer ao governo.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.

Ouvindo...