Itatiaia

Próximo de coligação com PSDB, Kalil já fez ataques diretos a Aécio

O ex-prefeito de Belo Horizonte e postulante ao Palácio Tiradentes, Alexandre Kalil (PDT), já participou de tratativas direto com Aécio Neves nos últimos meses

Por
Reprodução / Redes Sociais.

O PDT e o PSDB se aproximam em Minas Gerais para, possivelmente, costurar uma chapa ao Governo de Minas em tratativas diretas entre os presidentes nacionais dos partidos, Carlos Lupi (PDT) e Aécio Neves (PSDB).

O ex-prefeito de Belo Horizonte e postulante ao Palácio Tiradentes, Alexandre Kalil (PDT), também já participou de tratativas direto com Aécio Neves e mantém conversas com tucanos no estado para uma eventual aliança nas urnas – contradizendo antigas declarações e ataques diretos ao líder tucano feitas no passado.

Durante convenção partidária nesse domingo (26), Lupi afirmou ser “amigo pessoal” do presidente nacional do PSDB e que há “muitas possibilidades de alianças” em Minas, inclusive com os tucanos.

“O Aécio é meu amigo pessoal, nunca tive problema com ele, pelo contrário. Nós já estivemos juntos em várias ocasiões. O palanque nacional já está firmado, o PDT vai apoiar o presidente Lula, nós já anunciamos isso oficialmente, fomos o primeiro partido a anunciar isso. E aqui no estado, o Kalil vai ficar fazendo a campanha dele. O compromisso que ele pediu é esse: ‘eu só quero fazer a minha campanha’. Então, ele vai fazer a campanha dele com os aliados que forem convenientes para ajudar a sua eleição”, declarou.

A aproximação recente com Aécio marca uma contradição na trajetória de Kalil, que tem um passado marcado por críticas ao tucano. Durante as eleições para o Executivo municipal da capital mineira, em 2016, Kalil enfrentou o ex-deputado João Leite (PSDB) no segundo turno, candidato de Aécio em Belo Horizonte.

Ao longo da campanha, o então candidato Kalil subiu o tom diversas vezes contra o parlamentar. Durante os debates e inserções no rádio e TV, ele perguntou ao adversário se Aécio era sua "referência moral" e chegou a mandar o tucano "para o inferno".

Depois de vencer o segundo turno, Kalil foi questionado por jornalistas se sentaria para dialogar com o tucano. Prontamente, ele respondeu que "não" e afirmou que tinha o "direito de escolher" com quem iria conversar.

Pouco depois de ganhar a disputa contra João Leite, Kalil gravou um vídeo para as redes sociais rebatendo ataques tucanos e sugeriu que Aécio Neves seria preso. Na época, ele fazia referência a suspeitas de superfaturamento na construção da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais na região Norte de Belo Horizonte.

“Muito cuidado com o que vocês estão fazendo com o ‘príncipe’ Aécio Neves, muito cuidado. Porque eu avisei, não tenho medo e não sou de brincadeira. Cuidado que o ‘príncipe’ vai pra gaiola”, disse. Em 2018, o então prefeito também fez críticas severas a Aécio Neves, referindo-se a gravações da JBS que envolviam o senador como "conteúdo imundo".

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

 

 

Belo Horizonte