Pesquisa PoderData: 39% acham o governo Lula pior que o de Bolsonaro
Diferença que chegou a ser de 15 pontos percentuais caiu em favor de Lula e agora entra em empate técnico

A pesquisa PoderData divulgada neste domingo (21) aponta que para 39% dos entrevistados o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é pior que o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 38% preferem a gestão petista no Palácio do Planalto. Outros 22% consideram as administrações iguais, e 1% não souberam responder.
Na teoria, a preferência pelos governos resultou em empate técnico. A pesquisa foi realizada com 2.500 pessoas em todo o país entre os dias 13 e 15 de dezembro, por telefone, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.
- Quaest: Lula tem 39%; Flávio Bolsonaro, 23%; Ratinho Junior, 13%
- Lula diz que vetará PL da Dosimetria e nega acordo para aprovação no Senado
O resultado é praticamente igual ao da pesquisa divulgada em setembro pelo PoderData, com a diferença de 1 ponto percentual na avaliação de quem acha o governo Lula pior. Ao longo dos últimos meses, a diferença na avaliação das gestões foi caindo até entrar em empate técnico.
O fato foi usado pelo governo para reforçar a narrativa de que a família Bolsonaro estaria articulando contra o país em favor do ex-presidente, em meio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe. Na época, o então deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que estava nos Estados Unidos em contato com a Casa Branca, comemorou a medida.
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.



