Itatiaia

Patrus chama de ‘factoide’ crítica de adversários sobre propostas na educação

Candidato do PT em Minas Gerais afirmou que seu plano para o estado é o fortalecimento da escola pública com o pagamento do piso nacional aos professores e ensino técnico

Por e 
Patrus Ananias (PT), candidato ao Governo de MG
Patrus Ananias, candidato ao governo de Minas. • Reprodução / Campanha Patrus Ananias.

Candidato do PT ao governo de Minas Gerais, o deputado federal Patrus Ananias afirmou que as críticas dos seus adversários sobre suas propostas na área da educação são 'factoides'. Durante agenda em Belo Horizonte, nesta terça-feira (22), o petista reafirmou que não se interessa por ataques ou rebater “debates vazios”.

Em um debate na TV Record, nessa segunda-feira (21), onde Patrus foi novamente ausência, os candidatos Gabriel Azevedo (MDB) e Mateus Simões (PSD) aproveitaram a oportunidade para criticar o projeto da Escola Plural, adotado pelo petista durante sua gestão na prefeitura de BH (1993-1996).

O ‘Escola Plural’ substituiu a divisão tradicional de séries anuais por ciclos de formação, buscando reduzir a evasão escolar e a repetência, adaptando o ensino para estudantes de classes populares. Porém, para os críticos, o modelo facilitou a progressão de alunos sem o domínio adequado das habilidades de cada etapa escolar.

Segundo Patrus, uma nova versão do programa não está dentro das suas propostas para Minas Gerais. “Isso é um factoide que os nossos adversários estão colocando. O nosso compromisso com a educação é muito claro: escola em tempo integral, educação pública de qualidade para boa e plena formação”, disse.

O candidato do PT destacou que sua proposta é pagar o piso nacional aos professores do estado, além de fortalecer o ensino técnico vinculado ao desenvolvimento regional. Ele ressaltou ainda que, na sua gestão na PBH, seu objetivo era a melhoria da escola pública para os jovens de classes mais baixas.

“Nós construímos 12 novas escolas públicas em Belo Horizonte, abrimos oportunidades efetivas para crianças e jovens de comunidades mais carentes. Sou professor, nosso compromisso é com a qualidade do ensino. Queremos que o jovem sinta prazer em ir para escola”, afirmou.

Por

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Por

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

 

 

Belo Horizonte