O
O gabinete existe desde 2008 e esta é a primeira vez que sua implantação acontece antes do início do ano eleitoral. À Itatiaia, o desembargador
“Ele decide, por exemplo, qual é o efetivo da força policial e para onde ela vai ser deslocada, e como vai ser a segurança que acompanha a distribuição das urnas. Depois, nós temos a logística e a realização das atividades de auditoria da urna no sábado da eleição, onde sorteamos 33 urnas no estado e vamos buscá-las para estar em Belo Horizonte e depois toda a ação realmente de segurança pública no estado”, exemplificou.
Tamburini também destacou que o trabalho do GIS leva em consideração ocorrências de pleitos anteriores para estabelecer a estratégia de prevenção de crimes eleitorais. Ele cita
“A matriz de risco, ou seja, aquilo que nós estudamos do que aconteceu, envolve isso tudo, por exemplo, a boca de urna. O que que nós fazemos? Averiguamos quantas prisões ocorreram de boca de urna nas últimas eleições e onde elas ocorreram. Isso nos dá uma diretriz para sabermos onde vamos começar o nosso trabalho de planejamento”, destacou.
Como ocorre a cada dois anos, os turnos das eleições acontecem no primeiro e no último domingo de outubro, dias 4 e 25 em 2026. Neste pleito, os brasileiros escolherão o presidente da República, governador estadual, dois senadores, deputado federal e deputado estadual.