Gabinete de segurança já começou a traçar estratégias para as eleições de 2026 em MG

Gabinete Integrado de Segurança (GIS) une Justiça Eleitoral a forças de segurança para garantir a realização do pleito. Pela primeira vez, grupo começa a trabalhar no anterior à eleição

TRE-MG já começa a se preparar para a segurança nas eleições em 2026

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) anunciou, nesta segunda-feira (15), a formação do Gabinete Integrado de Segurança (GIS) para as eleições gerais de 2026. O comitê atua junto a outros órgãos como Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Exército

O gabinete existe desde 2008 e esta é a primeira vez que sua implantação acontece antes do início do ano eleitoral. À Itatiaia, o desembargador Paulo Tamburini, coordenador do GIS, explicou quais são as principais funções do gabinete.

“Ele decide, por exemplo, qual é o efetivo da força policial e para onde ela vai ser deslocada, e como vai ser a segurança que acompanha a distribuição das urnas. Depois, nós temos a logística e a realização das atividades de auditoria da urna no sábado da eleição, onde sorteamos 33 urnas no estado e vamos buscá-las para estar em Belo Horizonte e depois toda a ação realmente de segurança pública no estado”, exemplificou.

Tamburini também destacou que o trabalho do GIS leva em consideração ocorrências de pleitos anteriores para estabelecer a estratégia de prevenção de crimes eleitorais. Ele cita casos de boca de urna para exemplificar o trabalho do comitê.

“A matriz de risco, ou seja, aquilo que nós estudamos do que aconteceu, envolve isso tudo, por exemplo, a boca de urna. O que que nós fazemos? Averiguamos quantas prisões ocorreram de boca de urna nas últimas eleições e onde elas ocorreram. Isso nos dá uma diretriz para sabermos onde vamos começar o nosso trabalho de planejamento”, destacou.

Como ocorre a cada dois anos, os turnos das eleições acontecem no primeiro e no último domingo de outubro, dias 4 e 25 em 2026. Neste pleito, os brasileiros escolherão o presidente da República, governador estadual, dois senadores, deputado federal e deputado estadual.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.

Ouvindo...