Conheça a carreira política de Lúcia Santos, pré-candidata ao Governo do Piauí
Presidenta do Simepi e primeira mulher a comandar a Fenam, a médica disputa pelo PSDB o Governo do Piauí nas eleições de 2026

Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos é pré-candidata ao Governo do Piauí pelo PSDB nas eleições de 2026.
Médica ginecologista formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul, é especialista em Obstetrícia e Oncologia Ginecológica.
A trajetória na medicina e no movimento sindical médico
Lúcia Santos construiu a trajetória profissional na medicina e na representação sindical da categoria. Presidiu a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), tornando-se a primeira mulher a comandar a entidade ao longo de sua história.
Em 2023, assumiu a presidência do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi), cargo que exerce até hoje.
A candidatura ao Senado em 2018
Em 2018, Lúcia Santos disputou uma vaga no Senado Federal pelo Piauí, sem ser eleita. Foi sua primeira candidatura a um cargo eletivo, marcando a entrada da médica na vida política formal.
A pré-candidatura ao governo em 2026
Em 29 de maio de 2026, o PSDB oficializou a pré-candidatura de Lúcia Santos ao Governo do Piauí durante o evento "Circuito da Democracia", em Teresina.
O partido integra uma aliança com o Cidadania e o Podemos para compor a chapa majoritária. É a primeira vez que Lúcia Santos concorre ao Executivo estadual.
Ao todo, dez nomes disputam o Palácio de Karnak em 2026. O governador Rafael Fonteles (PT) busca a reeleição e lidera as pesquisas com ampla vantagem; o principal opositor é Joel Rodrigues (Progressistas), ex-prefeito de Floriano. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro.
Na pesquisa do instituto Amostragem, divulgada em 19 de julho de 2026, Lúcia Santos aparecia com 0,89% dos votos válidos no cenário estimulado.
O levantamento ouviu 1.137 eleitores em 49 municípios do Piauí entre os dias 7 e 12 de julho, tem margem de erro de 2,85 pontos percentuais, nível de confiança de 95% e está registrado no TSE sob os números PI-04302/2026 e BR-09330/2026.
Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou com produção de conteúdo editorial e cobertura de pautas voltadas a tecnologia, negócios e comportamento digital. Cobre as eleições de 2026 para a Itatiaia.



