Veja a agenda política de Patrus Ananias nesta sexta (21)
Candidato ao Governo de Minas lança oficialmente campanha em ato na Praça da Estação, em Belo Horizonte, ao lado de Lula

O candidato ao Governo de Minas Gerais, Patrus Ananias (PT), cumpre agenda oficial em Belo Horizonte nesta sexta-feira (21).
O principal compromisso do dia é o grande ato de lançamento de sua candidatura ao Palácio Tiradentes, que contará com a presença do presidente da República e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Sob o lema "Lula em Belo Horizonte: o Brasil pronto para mais", a mobilização está marcada para as 19h, na Praça da Estação, no hipercentro da capital mineira. O encontro marca o início oficial das atividades públicas de rua da coligação em território mineiro.
Além de Lula e de Patrus Ananias, o palanque reunirá lideranças regionais e as candidatas ao Senado pela chapa, a prefeita de Contagem Marília Campos (PT) e a ex-deputada federal Áurea Carolina (PSOL), além de postulantes a vagas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e na Câmara dos Deputados.
A passagem por Belo Horizonte integra a primeira rodada de viagens de campanha de Lula pelo país, iniciada no Nordeste e que seguirá no sábado para o Rio de Janeiro.
Quem é Patrus Ananias?
Patrus Ananias é advogado, professor e quadro histórico do Partido dos Trabalhadores (PT). Iniciou sua trajetória política no movimento estudantil e teve atuação junto a movimentos sindicais e comunitários em Belo Horizonte
Foi eleito vereador da capital mineira em 1988 e, quatro anos depois, em 1992, venceu as eleições para prefeito de Belo Horizonte.
O petista também ocupou cargos de destaque no plano nacional, sendo Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no primeiro governo Lula, quando ajudou a estruturar o programa Bolsa Família, e, posteriormente, ocupou o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Atualmente, concorre ao Governo de Minas defendendo a expansão de políticas públicas, com foco em saúde, segurança pública e educação.
De acordo com o último levantamento estimulado da pesquisa Quaest (MG-034/90/2026), divulgada em 28 de julho, Cleitinho Azevedo (Republicanos) tem 35% das intenções de voto.
Na sequência, aparecem Alexandre Kalil (PDT), com 12%, e Patrus Ananias (PT), com 10%. Mateus Simões (PSD) pontua com 6% e Gabriel Azevedo (MDB) aparece com 4%.
Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou com produção de conteúdo editorial e cobertura de pautas voltadas a tecnologia, negócios e comportamento digital. Cobre as eleições de 2026 para a Itatiaia.



