Eduardo Bolsonaro recua e diz que nunca defendeu troca do Pix pelo Zelle
Ex-deputado afirmou que apenas citou o sistema americano Zelle durante discussões sobre tarifas e relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) negou nesta quinta-feira (4) ter defendido a substituição do Pix por sistemas de pagamento dos Estados Unidos. Em entrevista à CNN Brasil, ele afirmou que suas declarações foram interpretadas de forma equivocada e ressaltou que não apoiaria o fim da ferramenta desenvolvida pelo Banco Central.
Segundo Eduardo, a menção ao Zelle, plataforma de transferências instantâneas utilizada nos Estados Unidos, ocorreu no contexto das discussões comerciais entre os dois países e das críticas feitas por autoridades americanas ao modelo brasileiro de pagamentos digitais.
“Jamais substituiria o Pix”, declarou o ex-parlamentar à CNN Brasil, ao rebater acusações de que teria sugerido trocar o sistema brasileiro pelo modelo norte-americano. A fala ocorre após a repercussão de uma entrevista em que ele citou o Zelle durante discussões sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
De acordo com Eduardo Bolsonaro, sua proposta seria utilizar a existência de mecanismos semelhantes nos Estados Unidos como argumento em negociações com o governo americano, e não extinguir o Pix. Ele afirmou que o sistema brasileiro é eficiente e amplamente utilizado pela população.
O debate ganhou força após o Pix ser mencionado por autoridades americanas em discussões comerciais envolvendo o Brasil. Críticos da fala de Eduardo interpretaram a declaração como uma defesa da substituição do sistema nacional por uma plataforma privada dos Estados Unidos, o que ele passou a negar publicamente.
O Pix foi lançado pelo Banco Central em 2020 e se consolidou como o principal meio de transferências instantâneas do país, sendo utilizado por milhões de brasileiros diariamente.
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



