Alessandro Vieira assina CPI para apurar relação entre Moraes e Banco Master
Senador diz que apuração deve esclarecer contrato milionário ligado ao escritório da esposa do ministro do STF e possível interferência em favor do banco

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) confirmou à reportagem da Itatiaia que já assinou o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a suposta relação entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e o Banco Master. A iniciativa mira possíveis conflitos de interesse envolvendo contratos milionários e eventuais interferências do ministro em benefício de clientes ligados ao escritório de advocacia de sua família. Em entrevista, Vieira afirmou que considera essencial uma reação institucional do Congresso. Segundo ele, a CPI é necessária para apurar, com critério e profundidade, as suspeitas relacionadas ao banco e à possível atuação de Moraes em favor de interesses privados.
De acordo com o senador, a investigação pretende esclarecer se existiu um contrato que teria garantido o pagamento de R$ 3,6 milhões ao escritório de advocacia da esposa do ministro, Viviane Barci de Moraes, com contraprestação considerada mínima. Outro ponto citado é a apuração sobre eventual interferência direta de Alexandre de Moraes em benefício de clientes vinculados à banca familiar.
Vieira destacou que o caso exige atenção redobrada devido ao peso dos envolvidos. Para ele, a dimensão das suspeitas reforça a necessidade de transparência e de ampla exposição pública do tema, como forma de garantir resultados efetivos da eventual comissão. O senador informou ainda que aguarda o fim do recesso parlamentar para protocolar formalmente o pedido de CPI no Senado. Segundo ele, dar visibilidade ao assunto é um passo decisivo para que as perguntas levantadas sejam respondidas de maneira objetiva.
A articulação pela abertura da CPI também conta com o apoio dos senadores Eduardo Girão e Rogério Marinho, sinalizando um movimento da oposição para cobrar explicações de Alexandre de Moraes sobre a relação do Banco Master com o escritório de advocacia ligado à sua família. O parlamentar ressaltou que a proposta da comissão não é antecipar julgamentos. Segundo ele, a intenção é lançar luz sobre os fatos, sem pré-condenações à esposa do ministro, ao próprio Moraes ou a qualquer outro envolvido, mas garantindo que situações dessa relevância sejam devidamente apuradas.
Alessandro Vieira lembrou que já apresentou pedidos de impeachment contra ministros do STF no passado, incluindo Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, em 2019, mas reconheceu que esse tipo de iniciativa costuma enfrentar resistência no Congresso. Ainda assim, o senador afirma que a CPI é o instrumento mais adequado para esclarecer os fatos e responder às suspeitas que cercam o caso.
Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.



