Itatiaia

Deputada mais jovem já eleita, Ana Elisa Silva denuncia ameaças de morte e violência sexual

Com 524.219 votos, a mulher mais votada da história de Minas na Câmara dos Deputados denunciou à Polícia Civil ameaças de morte e estupro; o PT contratou segurança armada para protegê-la após e-mail atribuído à KKK

Por
Deputada mais jovem já eleita, Ana Elisa Silva denuncia ameaças de morte e violência sexual
Ana Elisa e Lula durante evento com a juventude progressista eleita • Reprodução/Instagram (@anaelisast)

A deputada federal eleita por Minas Gerais (MG) Ana Elisa Santos Silva (PT), de 21 anos, registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil para denunciar ameaças de morte e de violência sexual recebidas durante a campanha eleitoral. Segundo ela, as mensagens misturam ataques machistas e racistas, e dados pessoais seus, como endereço residencial, telefone e documentos, foram expostos na internet. Diante do risco, o partido contratou segurança armada para protegê-la.

A jovem chegou a divulgar nas redes sociais prints de um e-mail recebido no dia 5 de setembro. Na mensagem, o autor afirma integrar a Ku Klux Klan, grupo de extrema direita e supremacista branco. O remetente diz que “pessoas como ele” não toleram mulheres negras ocupando espaços de poder e faz ameaças explícitas de estupro.

Ana Elisa foi eleita com 524.219 votos, a segunda maior votação para deputado federal em Minas Gerais, atrás apenas de Nikolas Ferreira (PL). Com o resultado, tornou-se a mulher mais votada da história do estado para a Câmara dos Deputados e a deputada federal mais jovem já eleita no Brasil.

A deputada eleita ganhou notoriedade nas redes sociais ao publicar vídeos sobre política, direitos sociais, racismo, feminismo e educação. Durante a campanha, chegou a quase 2 milhões de seguidores no Instagram; hoje, soma mais de 3 milhões e é uma das responsáveis pela estratégia da campanha para o segundo turno de Lula nas redes sociais.

Por

Jornalista pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e pós-graduanda em política e relações internacionais na FAAP, atua na cobertura de Congresso Nacional e Judiciário na Itatiaia em Brasília. Ilustradora, também faz reportagens especiais de jornalismo em quadrinhos. Com passagens por CNN Brasil, SBT News, SBT Brasil e Correio Braziliense.

 

 

Belo Horizonte