Belo Horizonte
Itatiaia

Caiado diz que político 'contaminado' pelo caso Master não pode ser presidente

Sem citar Flávio Bolsonaro, pré-candidato do PSD afirma que candidato ao Planalto precisa ter 'independência moral' para governar o país

Por e , Brasília
Ronaldo Caiado é pré-candidato à presidência pelo PSD
Ronaldo Caiado é pré-candidato à presidência pelo PSD • Waldemir Barreto/Agência Senado

O pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado (PSD) afirmou nesta quarta-feira (20) que uma pessoa “contaminada” não tem condições de ocupar a Presidência da República nem autoridade para criticar ministros do STF ou integrantes do Congresso. A declaração ocorre após o senador Flávio Bolsonaro admitir ter se encontrado com o banqueiro Daniel Vorcaro, investigado no caso Banco Master.

Sem citar nominalmente o filho do ex-presidente Bolsonaro, Caiado afirmou que “a pessoa que está contaminada não tem estatura para sentar na cadeira da Presidência da República e não tem autoridade para chamar atenção de ministro do Supremo e nem do Congresso Nacional”.

 

A fala foi feita durante participação na 27ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, um dia depois de Flávio reconhecer, em reunião fechada com parlamentares do PL, que esteve com Vorcaro no fim de 2025, quando o empresário já cumpria prisão domiciliar no âmbito da Operação Compliance Zero.

Ao comentar o caso, Caiado mencionou Vorcaro e afirmou que o empresário estaria “contaminando todos os Poderes”. Após a declaração, jornalistas perguntaram se ele se referia diretamente a Flávio Bolsonaro.

“Nunca falei nada de forma indireta na minha vida”, respondeu o ex-governador de Goiás. Em seguida, afirmou que “cada um tem o direito de se explicar das acusações que pesam sobre ele”, mas disse que o ocupante do Palácio do Planalto precisa ter “independência moral” para governar o país.

Flávio pressionado

A pressão sobre Flávio aumentou após a divulgação, pelo Intercept Brasil, de um áudio em que o senador cobra R$ 134 milhões de Vorcaro para financiar um filme biográfico sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Depois da publicação, Flávio confirmou ter visitado o banqueiro após sua prisão, mas afirmou que o encontro serviu para encerrar negociações ligadas ao projeto audiovisual sobre o pai.

Após o encontro, o parlamentar passou a ser alvo de antigos aliados e adversários.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Por

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.