Bolsonaro pede a Moraes autorização para viajar à posse de Donald Trump
Ex-presidente pede devolução de passaporte. Documento está retido há quase um ano

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu formalmente, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para viajar e participar da cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. O evento está marcado para o próximo dia 20.
No pedido, os advogados do ex-presidente, pedem que o passaporte dele seja devolvido para uso entre os dias 17 e 22 de janeiro.
Os advogados dizem que Bolsonaro tem o compromisso de cumprir medidas cautelares impostas a ele e se compromete a seguir as condições que o STF entender necessárias para a realização da viagem, como o envio de documentos comprovando ida e retorno ao Brasil dentro do prazo estipulado.
Investigado em três inquéritos (suposto plano de golpe de Estado, desvio de joias e cartão de vacinação da Covid-19), Bolsonaro está impedido de sair do país. Ele precisa de autorização de Moraes. O passaporte do ex-presidente está retido desde fevereiro de 2024.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.



