Belo Horizonte
Itatiaia

Bancada do PSOL pede cassação da senadora Damares Alves por situação de povo yanomami

Deputados da sigla querem que Conselho de Ética responsabilize ex-ministra dos Direitos Humanos por suposta negligência 

Por
PSOL quer cassar senadora Damares Alves por situação de calamidade em terra yanomami
PSOL quer cassar senadora Damares Alves por situação de calamidade em terra yanomami • Agência Brasil

A bancada do PSOL enviou nesta quinta-feira (9) uma representação ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e ao Conselho de Ética do Senado pedindo a cassação do mandato da senadora Damares Alves (Republicanos). Os deputados do PSOL afirmam que a ex-ministra dos Direitos Humanos é responsável pela crise humanitária enfrentada pelo povo yanomami.

Veja mais:

“Nossa bancada protocolou nesta quinta representação pela cassação do mandato de Damares Alves por responsabilidade na crise de saúde Yanomami. Verdadeiro genocídio indígena programado e articulado que precisa ser apurado”, anunciou o deputado Chico Alencar (PSOL). 

De acordo com o documento elaborado pelo PSOL, Damares realizou “práticas incompatíveis com o exercício do mandato parlamentar”. A legenda acusa a ex-ministra de “usar a máquina pública como instrumento para uma política etnocida e racista contra os povos indígenas”. 

O partido pede que Damares seja convocada para depor no Conselho de Ética do Senado e que também sejam convocados o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os ex-ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Eduardo Pazuello (Saúde). 

Por

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.