Ouvindo...

Alckmin critica investigação comercial dos EUA e defende Pix: 'É um sucesso’

Vice-presidennte disse que o governo brasileiro não terá problemas em se explicar, mas destacou que o impasse tarifário precisa ser resolvido

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), criticou nesta quarta-feira (16) a investigação aberta pelos Estados Unidos pelo que consideram práticas comerciais “desleais” do Brasil.

Ele destacou que essa não é a primeira vez que o USTR (Representante Comercial dos Estados Unidos) abre uma apuração do tipo, mas questionou as razões apontadas, como a alegação de que “serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo” prejudicam as empresas americanas, em uma referência ao Pix.

Leia também

“O PIX é um modelo, é um sucesso”, afirmou o vice-presidente a jornalistas, após uma reunião com o presidente da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, Abrão Neto, e representantes de grandes multinacionais americanas, como Coca-Cola, Amazon e General Motors, para debater as tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros.

Alckmin afirmou ainda que o governo brasileiro não terá problemas em se explicar, mas o impasse tributário precisa ser resolvido.

“Nós vamos explicar, não tem nenhum problema. O que nós precisamos resolver é a questão tarifária, porque ela não se justifica neste patamar. É um perde-perde. E aí não pode o interesse de alguns se contrapor ao interesse coletivo, o interesse de todos”, declarou.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.